terça-feira, 19 de setembro de 2006

Tomadas 2P+T, plugues de três pinos e outros detalhes...

Retomando o fio da meada da última postagem, vamos conversar um pouco sobre corrente a elétrica. Esse é um assunto importante, até porque os PCs são sensíveis a distúrbios no fornecimento de energia: de tempestades com relâmpagos à má qualidade do serviço de algumas concessionárias, passando pela instalação inadequada e/ou mal conservada do imóvel e seguindo pelo descaso de muitos usuários para com esses "detalhes", temos aqui mais um capítulo da receita do caos.
O plugue do cabo de alimentação dos computadores (bem como dos bons filtros de linha) apresenta um terceiro pino (terra) além do par tradicional (fase e neutro), e deve ser conectado preferencialmente a uma tomada de três pontos adequadamente aterrada. O aterramento da rede elétrica é uma providência que deveria ser adotada por ocasião da construção do imóvel, e a melhor forma de se fazer isso consiste em introduzir, no solo, hastes de cobre, ferro ou aço galvanizado, ligadas ao pólo terra das tomadas de três pontos. Na impossibilidade, existem alguns paliativos: você pode ligar o terra da tomada a um cano metálico da rede hidráulica da sua residência, por exemplo, ou usar o próprio pólo neutro da rede elétrica (que é aterrado na estação geradora de energia). Todavia, considerando que nem todo mundo reúne conhecimentos técnicos e/ou dispõe de habilidade para trabalhos manuais dessa natureza, o melhor a fazer é consultar um eletricista de confiança.
Em países do chamado primeiro mundo, costuma-se obedecer a padrões e normas técnicas internacionais. Nos EUA, os orifícios das tomadas até têm tamanhos diferentes, ao passo que no Brasil... bom, deixá pra lá. De qualquer forma, é bom saber que o pólo fase é sempre o direito (olhando-se de frente para a tomada da parede). Para verificar - e eventualmente corrigir - a tomada que alimenta o seu PC, basta usar um multímetro ou uma simples chave de teste.
Vale dizer que os computadores funcionam normalmente com a tomada invertida, embora possam dar choques nos usuários.O fio neutro, por atuar como terra da rede elétrica, deve ser ligado ao gabinete (ou seja, ele é aparafusado na fonte de alimentação, que é aparafusada no gabinete). Já aquele terceiro pino, que muita gente simplesmente corta, serve tanto para proteger o aparelho de descargas eletrostáticas (desde que a instalação seja adequadamente aterrada, conforme já foi dito), quanto para evitar que o plugue seja conectado invertido à tomada.
Por hoje chega. Amanhã a gente volta ao assunto.