quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Perguntas e respostas

Antes de prosseguir com o estudo do OE, vou abrir este espaço para responder aos comentários apresentados por dois visitantes anônimos (não fosse pelo anonimato, eu lhes enviaria e-mails com essas respostas, embora não haja problema algum em publicá-las aqui, até porque esses esclarecimentos podem ser úteis a outros leitores).
No que concerne à criação de múltiplas identidades, eu esclareci mais adiante (em postagens posteriores àquela que foi comentada) que esse recurso é válido apenas se duas ou mais pessoas utilizam o mesmo computador (assim, cada uma delas pode resguardar sua privacidade individual). É óbvio que, se você tem acesso exclusivo ao seu PC, poderá incluir numa única identidade de usuário todas as contas que desejar - desde que sejam mantidas em provedores que suportem o uso de programas clientes, é bom que isso fique bem claro.
Já o segundo comentário busca saber se existe maneira de descarregar e-mails no OE sem apagá-los do servidor de origem (o que pode ser útil quando se precisa acessar as mensagens a partir de outro computador, situação em que não há como recorrer ao Outlook, evidentemente, porque ele é um programa residente na máquina do usuário). A resposta é sim, você pode configurar o OE para descarregar suas mensagens e manter uma cópia no servidor do seu provedor. Para isso, no menu Ferramentas (da janela principal do OE), clique em Contas e selecione a conta desejada. Clique em Propriedades e, na tela que se abrir, clique na orelha Avançado. Finalmente, no campo "Entrega" ao pé da tela, marque a caixa de verificação correspondente (Deixar uma cópia das mensagens no servidor).