sábado, 25 de novembro de 2006

Barra de Tarefas - Inicialização Rápida

A barra de Inicialização Rápida é um recurso destinando a facilitar o acesso aos programas, pastas e arquivos que utilizamos com maior frequência. Uma vez habilitada, ela se instala por padrão no canto direito da Barra de Tarefas, junto ao botão Iniciar. Para adicionar-lhe um ítem, posicione o ponteiro do mouse sobre o ícone do programa, pasta ou arquivo desejado e arraste-o para a Inicialização Rápida. Solte o botão e veja que surgirá um menu de contexto com as opções Copiar aqui, Mover para cá e Criar atalhos aqui; escolha a ação desejada, e pronto.
Para remover um ítem, a coisa é ainda mais fácil: dê um clique direito sobre ele e, no menu, clique em Exlcuir (lembre-se de manter a tecla <Shift> pressionada ao clicar em Excluir, se quiser que o atalho seja eliminado sem passar pela Lixeira).
Note que as demais opções do menu (copiar, recortar, fixar no menu iniciar etc.) também fucionam normalmente com os itens da Inicialização Rápida - que, aliás, você pode reposicionar, se quiser, clicando sobre eles e arrastando-os para a localização desejada.
É mais fácil trabalhar com a Inicialização Rápida a partir de atalhos criados na Área de Trabalho, embora não haja problema algum em você arrastar um arquivo do Word, por exemplo, que esteja armazenado dentro de uma pasta qualquer. Todavia, é aconselhavel criar previamente um atalho para o documento, pasta ou programa.
Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone respectivo, no próprio local de origem, e escolha a opção Enviar para > Área de Trabalho (criar atalho). Depois, arraste o atalho recém-criado para a Inicialização rápida e proceda conforme sugerido.
Bom sábado a todos.
Amanhã tem mais.
Postar um comentário