sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Barra de Tarefas - Terceira parte

Depois de habilitar uma barra de ferramentas ou criar uma barra personalizada dentro da sua Barra de Tarefas, talvez você precise redimensioná-la. Para fazer isso, com a Barra de Tarefas desbloqueada, posicione o ponteiro do mouse sobre a marca que fica na lateral esquerda da nova barra e arraste-a até que ela assuma as proporções desejadas. Note que esse procedimento permite também mudar a localização da barra, ou seja, reposicioná-la dentro da Barra de Tarefas. Aliás, com a Barra de Tarefas desbloqueada, você poderá movê-la para outra posição na tela (na parte superior ou na lateral que você preferir, por exemplo). Minha sugestão no sentido de bloqueá-la após proceder às configurações visa apenas evitar modificações involuntárias ou acidentais, mas isso fica a critério de cada um.
Criada uma nova barra de ferramentas, você poderá modificar alguns aspectos da sua visualização. Para isso, dê um clique direito no título (ou na marca lateral, no canto esquerdo da barra) e repare que, agora, existem novos itens no menu. O submenu Exibir, por exemplo, permite escolher ícones grandes ou pequenos.
É possível também habilitar ou desabilitar a visualização do título da barra e do texto dos atalhos (isso pode ser útil para economizar espaço), mas, se você criar duas ou mais barras personalizadas, talvez prefira manter seus títulos, até para poder diferenciá-las entre si.
Já os textos dos atalhos permitem que você identifique cada um dos itens disponíveis, razão pela qual eu sugiro mantê-los - com a possível exceção dos atalhos para programas, que podem ser identificados facilmente pelos ícones respectivos.
Observação: Se você habilitar a barra de Endereços, talvez não veja utilidade no botão "Ir", até porque basta teclar <Enter> após digitar o URL de um site da web, por exemplo, para que o IE seja aberto, e a página respectiva, carregada. Entretanto, para ganhar esse espaço, você terá de reajustar as configurações do seu Internet Explorer, já que esse botão é inerente ao navegador. Se realmente quiser fazer isso, abra o IE, clique em Ferramentas, Propriedades, e na aba Avançadas, localize a seção Navegação. Desmarque então a caixa de verificação ao lado da opção "Mostrar botão Ir na barra de endereços", dê OK para fechar a caixa de diálogo, encerre o navegador e veja que o botão Ir não é mais exibido na sua barra de Endereços.
Amanhã, veremos como personalizar a barra de Inicialização Rápida do Windows e o comportamento dos ícones que ali se alojam.

Um bom dia a todos e até lá.