sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Camuflando dados confidenciais

O Windows XP Home não oferece suporte à criptografia de arquivos e pastas, razão pela qual você terá de se valer de um software de varejo, caso deseje implementar essa funcionalidade no seu sistema. Ainda assim, existe um paliativo relativamente eficiente, que permite "esconder" seus arquivos confidenciais dos abelhudos que porventura tenham acesso ao seu computador. Veja como fazer isso:

1- Crie uma pasta no desktop (ou dentro da pasta Meus Documentos), nomeie-a como preferir e arraste para dentro dela os arquivos que você pretende manter longe dos olhos de pessoas não autorizadas.
2- Dê um clique direito sobre a pasta em questão e escolha Propriedades.
3- No item Atributos, marque a opção Oculto e confirme em OK.
4- Abra a janela Meus Documentos (ou Meu Computador), clique no menu Ferramentas e escolha Opções de Pastas.
5- Entre em Modos de Exibição, marque a opção Não Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos e confirme em OK.

Para acessar o conteúdo dessa pasta, você terá que refazer esses passos na ordem inversa, ou seja, reconfigurar o sistema de modo que as pastas e arquivos ocultos sejam exibidos por padrão. Todavia, os demais usuários do seu computador que não se logarem com privilégios de administrador não terão permissão para efetuar modificações no sistema, de maneira que não poderão visualizar essa(s) pasta(s) e respectivos arquivos nela(s) contidos.
Abraços a todos e até amanhã.