sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Chats on-line

Vamos aproveitar o feriadão para tratar de assuntos mais amenos, dentre os quais os bate-papos (ou Chats) virtuais.
Salas de bate-papo, como você bem sabe, são "locais" na Internet onde pessoas podem digitar mensagens que aparecem no computador de outras pessoas quase imediatamente (essas "conversas" costumam ser anônimas, porque os participantes se identificam por apelidos - ou "nicks").
Convém não confundir "salas de bate-papo" com "programas de mensgens instantâneas" (como o MSN, ICQ e companhia): nestes últimos, você troca mensagnes com seus contatos; nas salas, com desconhecidos - e, nesse caso, geralmente todos os participantes podem ler aquilo que você digita.
Entretanto, seja numa sala de chat, seja via programa de mensagens instantâneas, convém tomar alguns cuidados para que a coisa não se transforme em algo "diferente". Dentre outras precauções, eu sugiro o seguinte:
1- Nunca forneça suas informações pessoais em uma sala de bate-papo (senhas, números de telefone, nome, sobrenome, endereço, etc.).
2- Evite encontrar pessoalmente algum estranho que você conheceu on-line sem tomar algumas medidas mínimas de segurança, dentre as quais escolher um local público e movimentado, fazer-se acompanhar de um amigo (ou amiga) e assegurar-se de que algum familiar saiba o seu paradeiro (melhor ainda combinar um telefonema para, digamos, 15 minutos ou meia hora depois do horário do encontro).
3- Ao escolher um apelido para entrar numa sala de bate-papo, procure algo que não passe quaisquer informações pessoais.
4- Suspeite de participantes do bate-papo que lhe pessam para trocar de sala para outra, privada (a menos que você esteja com segundas, ou terceiras intenções).
5- Bate-papos online representam um sério perigo para crianças e adolescentes desavisados. Monitore seus filhos (seja em sites da Web, seja com programas de bate-papo, telefones celulares e mesmo em alguns jogos online), instrua-os a sair da "sala" imediatamente, caso alguma coisa os deixe desconfortáveis, e a nunca enviar fotos de si mesmos para alguém que tenham acabado de "conhecer" ali.
No próximo post, voltaremos ao assunto com dicas de seguraça para programas de mensagens instantâneas. Até lá.