quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Como desinstalar o Windows Messenger

Eu tencionava abordar este assunto mais adiante, mas resolvi antecipar a dica devido ao pedido da Márcia, leitora do Curso Dinâmico de Hardware - revista que a gente publicou alguns anos atrás pela Editora Escala -, que não consegue lembar como se faz para desinstalar o Windows Messenger. Realmente, alguns componentes nativos do XP não são lá muito amigáveis quando a ideia é desinstalá-los. E como o WM acaba sendo desnecessário quando preferimos usar o MSN Messenger ou o Windows Live Messenger, não custa nada conhecer o caminho das pedras:

1- Localize o arquivo sysoc.inf, presente em C:\Windows\inf, e abra-o com o Bloco de Notas (talvez seja necessário reconfigurar as opções de pastas de maneira que os arquivos ocultos sejam exibidos).
2- Em Components, remova a palavra hide da linha referente ao programa que você quer desinstalar. No nosso exemplo, como a idéia é remover o Windows Messenger, a linha no arquivo sycoc.inf, que deve estar assim:
msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7
deverá ficar assim:
msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7 (note que ambas as vírgulas devem ser mantidas).
3- Feito isso, salve o arquivo, feche o Bloco de Notas e cofira, no miniaplicativo Adicionar ou Remover Programas do Painel de Controle, que o Windows Messenger já pode ser desinstalado normalmente.

Vale lembrar que a primeira palavra de cada linha identifica o programa (Pinball, MSWordPad etc.), e que basta suprimir a palavra "hide" para que o aplicativo deixe de se esconder e possa ser removido.
Mesmo assim, antes de fazer as alterações no sysoc.inf, convém criar um backup desse arquivo; se algo não sair como esperado, você não terá grandes dificuldades para retornar à configuração original.

Em tempo: se você mora em São Paulo e está saindo agora de casa, talvez seja melhor levar seu equipamento de mergulho e munir-se de uma paciência de Jó: o trânsito está "uma gracinha". Mas não seria de se esperar nada muito diferente, considerando que só nesta semana já choveu mais do que em todo o mês de Novembro do ano passado. Um bom dia a todos (sem ironia).