quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Dúvidas e mais dúvidas...

Em atenção à dúvida do Alencar, o ícone correspondente ao controle de volume - que nas versões anteriores era exibido por padrão na bandeja do sistema - encontra-se desabilitado no XP. Para acessá-lo, é preciso clicar em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Entretenimento > Volume. Para colocar esse ícone na Área de Notificação, basta clicar em Iniciar > Painel de Controle > Propriedades de Som e Dispositivos de Áudio e, na aba Volume, marcar a caixa de verificação "Colocar Ícone de volume na Barra de Tarefas".
Já o Antonio Sérgio pergunta sobre a utilidade das teclas de função e de internet de seu teclado (reportando-se à postagem sobre Sutilezas do Teclado, publicada no último dia 13). Embora eu tenha inserido uma resposta naquele mesmo post, vale dizer aqui que as teclas de função oferecem atalhos rápidos para pastas, arquivos e comandos, mas isso depende do contexto e da aplicação que estiver sendo executada. Em alguns casos, elas não fazem nada; noutros, podem quebrar um galhão. Mas para fazer uma relação completa, seria preciso abrir um programa de cada vez e pressionar cada uma das teclas, para poder observar o resultado.
Apenas a título de exemplo, se uma janela do IE estiver ativa quando teclamos F1, abre-se a ajuda do navegador; F3 leva à função Pesquisar; F4 exibe os URLs mais recentes que digitamos na caixa de endereços do navegador; F5 atualiza a página exibida; F6 seleciona o endereço na barra, para podermos sobrescrevê-lo mais facilmente; F11 elimina as barras de menus e de tarefas, proporcionando mais espaço útil na tela para a navegação.
Caso estejamos executando um documento do Word, F1 irá remeter à ajuda desse programa; F5 abrirá a janela Localizar/Substituir e F7 irá comandar a verificação ortográfica e gramatical - apenas para citar algumas possibilidades.
No que diz respeito à finalidade dos botões posicionados logo acima das teclas de função, depende do teclado . No meu, que um modelo da Microsoft, o primeiro botão (com um envelopinho) abre meu cliente de e-mail padrão (no caso, o Outlook Express). O botão seguinte, com a figura de uma casinha, remete à home page do navegador (no meu caso, aciona o IE e "abre a página" about blank). O terceiro botãozinho abre a pasta favoritos de internet, mas os demais já remetem a outras funções que não as de navegação (iniciar ou pausar a reprodução de música no Media Player, aumentar, abaixar ou silenciar o som, abrir o WMP propriamente dito, a pasta Meu Computador e a calculadora do Windows). O jeito é explorar.
Abraços e até amanhã.