quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Pontos a ponderar...

Resolvi fazer esta pausa nas postagens sobre a Barra de Tarefas devido à idéia que me ocorreu a partir do e-mail que recebi de um visitante chamado Paulo. Ele enviou duas dicas interessantes, que eu comentarei a seguir, mas, antes, vou aproveitar o "gancho" para convidar todos os demais visitantes a dividir conosco seus truques e macetes.
Se você quiser participar, basta enviar suas dicas por e-mail ou postá-las num comentário, tanto faz, e eu as publicarei num post específico - ou dentro do contexto apropriado, conforme o caso - concedendo-lhe o devido o crédito (desde que você se identifique, é claro). Participe.
Passemos agora às sugestões do Paulo: a primeira delas remete à postagem do último dia 10, e sugere um caminho bem mais simples para se acessar o Teclado Virtual: basta inserir o comando "osk" (sem as aspas) na caixa de diálogo Executar, no menu Iniciar, e o recurso será prontamente exibido na tela.
De minha parte, cabe dizer que a sugestão é perfeitamente válida, mas pode não ser lá muito apropriada quando recorremos ao teclado virtual devido a problemas com o teclado "físico", até porque, para acessar o menu Executar, bastam dois cliques do mouse, mas para digitar "osk" na caixa de diálogo sem usar o teclado, aí a coisa fica um pouco mais difícil, não é mesmo? Ainda assim, vale o registro.
A segunda dica tem a ver com a exclusão de arquivos. O leitor comenta que a Lixeira quase sempre fica escondida sob as janelas que mantemos abertas enquanto trabalhamos com o PC, impedindo que arrastemos até ela os arquivos que desejamos apagar. A sugestão consiste em arrastar um arquivo para o canto inferior direito da tela e manter o mouse posicionado por alguns instantes num ponto vazio da Barra de Tarefas. Isso faz com que todas as janelas sejam minimizadas, e a lixeira, consequentemente, exibida.
Embora o procedimento funcione, vale lembrar que existem outras maneiras de se apagar um arquivo sem arrastá-lo para a Lixeira. Na situação exposta pelo leitor, eu acho mais fácil selecionar o arquivo em questão e simplesmente clicar na tecla . De qualquer forma, fica a sugestão.
Amanhã, daremos prosseguimento ao exame da Barra de Tarefas. Um bom dia a todos e até lá.