quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Registro - Continuação...

Prosseguindo com o que dizíamos ontem, veremos a seguir como fazer um backup parcial do Registro do Windows:

1. Clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas) e dê OK (ou tecle , tanto faz).
2. Localize a chave que será editada (conforme a reconfiguração que será levada a efeito), selecione-a, abra o menu Registro e escolha Arquivo > Exportar.
3. Certifique-se de que a Ramificação Selecionada esteja correta (na parte inferior da caixa de diálogo), escolha a pasta onde deseja armazenar a cópia de segurança, dê ao arquivo um nome que faça sentido para você (backup do registro, por exemplo) e clique em Salvar.

Tomadas essas providências, você pode partir para suas edições com relativa segurança, porque, sendo necessário reverter as modificações implementadas, bastará clicar sobre esse arquivo de backup (que será salvo com a extensão *.reg) com o botão direito, escolher a opção Mesclar e confirmar a restauração.
Ainda assim, pode ser bastante complicado esquadrinhar e editar esse enorme emaranhado de chaves, razão pela qual foram desenvolvidas ferramentas destinadas a fazer a parte mais difícil do trabalho e, de quebra, oferecer um nível de segurança mais substancial.
O Tweak UI (que integra o pacote Windows XP Power Toys, da própria Microsoft) é uma delas (veja mais detalhes sobre os Power Toys em nosso livro "Freewares", que deve chegar em breve às bancas).
Outras opções interessantes (e igualmente gratuitas) são o Fresh UI e o X-Setup, também abordadas no livrinho retrocitado. Você pode obter informações adicionais e fazer o download desses programas em www.freshdevices.com/freshui.html e www.x-setup.net/, respectivamente.
Nas próximas postagens, iremos abordar algumas configurações interessantes que podem ser feitas mediante a edição do Registro do Windows.
Um bom dia a todos, até amanhã e, desde já, um Feliz Ano Novo.