sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Ícone de rede na Área de Notificação do XP

A placa de rede se tornou um componente padrão na configuração dos PCs a partir do final da década passada, devido principalmente à popularização da internet rápida e, menos expressivamente, das redes ponto a ponto em pequenos escritórios e residências. Até então, esse dispositivo precisava ser adquirido e instalado separadamente pelos usuários.
Todavia, mesmo quem acessa a Net via conexão discada e utiliza seu PC isoladamente (sem interligá-lo a um ambiente de rede) acaba tendo de conviver com o ícone de rede (cortado por um "X" em vermelho) disputando espaço na Área de Notificação com uma porção de outros ícones de aplicativos que pegam carona na inicialização do sistema (muitos deles são desnecessários, conforme já tivemos oportunidade de comentar aqui no Blog).
Claro que o você pode desinstalar o recurso e remover fisicamente a placa de rede (desde que ela seja off-board), deixando vago um slot PCI para a instalação de uma outra placa de expansão que provenha um recurso mais necessário. Entretanto, procedimentos invasivos dessa natureza são como intervenções cirúrgicas nos viventes; às vezes, para resolver um problema, criam-se vários outros...
Então, a menos que você precise mesmo de um slot PCI vago na sua placa-mãe, deixe a configuração física da máquina como está e livre-se do ícone em questão clicando sobre ele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Desativar. Espere alguns segundo para que o Windows o desligue o serviço, e pronto.
Caso o menu de contexto não ofereça a opção sugerida, abra o menu Iniciar, clique em Conectar-se e em Exibir todas as Conexões. Feito isso, identifique a conexão desejada, clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção Desativar. Se você quiser reverter esse processo futuramente, siga os mesmo passos e torne a clicar com o botão direito do mouse no ícone da conexão (que deve aparecer acinzentado). No menu de contexto, escolha agora a opção Ativar.
Nota: essa dica vale também para usuários de banda larga que dispõem de rede on-board e off-board no PC. Se apenas um dos recursos estiver sendo usado, pode-se desabilitar a conexão ociosa da forma sugerida neste post (só tome cuidado para não desligar por engano o recurso de rede responsável pelo seu acesso à Net).
Bom dia a todos e até amanhã.