domingo, 28 de janeiro de 2007

E-mails como o MS Word

Domingo não é o dia mais apropriado para se dar início a um assunto que será desdobrado em várias postagens, razão pela qual vou me limitar a uma dica interessante (embora a maioria talvez já a conheça).
Outro dia um amigo "newbie" me cantava em prosa e verso as benesses do recurso Copiar/Colar. Dizia-me que, até descobrir esse prodígio, ele transcrevia manualmente, no corpo dos e-mails, textos de vários arquivos do Word que havia criado para finalidades que, agora, não vem ao caso discutir.
Peguntei se não seria mais fácil mandar o arquivo DOC como anexo, mas, preocupado com a segurança e com a possibilidade de muita gente não abrir anexos suspeitos (seguindo as sugestões aqui do Blog, como ele fez questão de frisar), meu amigo preferia proceder daquela maneira.
Gente, o Word permite que você envie e-mails via Outlook Express, com o conteúdo dos documentos, sem precisar ter todo esse trabalho. Se você quiser enviar a alguém um texto que está na tela do Word, por exemplo, clique no Menu Arquivo > Enviar Para > Destinatário da Mensagem. O programa exibirá então aquela parte da tela do OE onde são inseridos o endereço dos destinatários e o assunto da mensagem. Basta preencher esses campos e clicar em Enviar uma cópia (e o mesmo vale para outros aplicativos Office, como o Excel e Power Point).
Quando soube disso, meu amigo me contou uma piada bairrista. Segundo ele, a roda era quadrada até um cientista lusitano descobrir que, fazendo-a triangular, os carros andariam melhor, porque haveria sempre um solavanco a menos (ria dessa, se puder).
Bom domingo a todos e até amanhã.