segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Senha de login no XP

No Windows XP, a política de contas de usuários e senhas de acesso garante um nível de segurança mais aprimorado do que nas versões anteriores (no Millennium, por exemplo, basta teclar <Esc> para acessar o sistema sem introduzir a senha de login), embora seja possível apressar a inicialização do sistema habilitando o login automático - procedimento que já abordamos anteriormente, e que recomendamos adotar apenas se somente você usa o seu computador.
Antes que alguém diga que já não lembra mais como fazer isso e fique com preguiça de revisitar os posts anteriores, vamos rever rapidamente essa reconfiguração:

1. Clique em Iniciar > Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK.
2. Na guia Usuários, desative o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar.
3. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão, digite uma senha (não deixe este campo em branco) e clique em OK.
4. Abra o Painel de Controle e dê duplo clique no ícone Contas de Usuários; clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas" e "Use a Troca Rápida de Usuário.

Devido ao grande números de senhas que utilizamos no dia-a-dia, não é recomendável confiar somente na memória. Embora não faça sentido criar uma senha forte, escrevê-la num post-it e colar na moldura do monitor, não custa manter uma registro escrito (de preferência codificado) e guardá-lo em algum local insuspeito (numa próxima postagem, vermos algumas dicas de como criar senhas fortes e administrá-las adequadamente).
O que muita gente não sabe é que o próprio Windows inclui um recurso interessante para evitar a perda da senha de login. Veja como utilizá-lo:

1. Insira um disquete formatado vazio no floppy drive do seu computador.
2. Clique em Iniciar > Painel de Controle e dê duplo clique sobre o ícone Contas de Usuários.
3. Selecione sua conta e, na lista de Tarefas Relacionadas (à esquerda da tela), escolha a opção Impedir perda de senha.
4. Siga os passos apresentados pelo Assistente.

Amanhã a gente continua.
Boa semana a todos.