quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Visual do Vista no XP

Considerando a absoluta falta de interesse dos visitantes pela postagem de ontem - que se depreende da inexistência de comentários, mesmo por parte dos meus leitores habituais - vou ver se esquento um pouco a coisa com algumas dicas que reputo bastante interessantes.
Se o Vista ainda não é para o seu bico (e eu recomendo aos interessados que aguardem até a poeira assentar, porque os pioneiros são tradicionalmente reconhecidos pela flecha espetada no peito), nada impede que você inclua uma série de melhorias no XP que o deixarão com a "cara" da versão mais nova do Windows.
Assim, em atenção ao comentário postado anteontem pelo Leo (um abraço, meu amigo), garimpei oito aplicativos "úteis e funcionais". Quem gostar poderá descarregá-los a partir dos endereços sugeridos (ou do site de download de sua preferência) e instalá-los no PC, lembrando que o estarão fazendo por sua própria conta e risco, evidentemente.

1 - Copernic Desktop Search 2:
As categorias de arquivos (e-mail, documentos, músicas, imagens, contatos, histórico de internet e favoritos) estão ainda melhores nesta versão (com interface redesenhada e mais fácil de usar), da mesma forma que os recursos para criação de buscas personalizadas. A aplicação cria um índice que permite a localização quase instantânea das informações desejadas – e que é atualizado automaticamente quando o sistema está ocioso. Download em http://baixaki.ig.com.br/download/Copernic-Desktop-Search.htm.

2 - Desktop Sidebar:
Programa gratuito (disponível em http://baixaki.ig.com.br/download/Desktop-Sidebar.htm) que se propõe a fazer exatamente o mesmo que o Sidebar do Windows Vista: criar uma barra lateral que deixa disponível e facilmente acessível uma grande variedade de funções (add ons): calendário, calculadora, tocadores, RSS feeds, notícias, previsão do tempo, busca de arquivos etc.

3 - FastFolder:
Ferramenta freeware ( http://superdownloads.uol.com.br/download/131/fastfolder-by-bb/) que permite acessar rapidamente até 12 pastas pré-selecionadas no sistema de arquivos, dispensando o uso do Windows Explorer e tornando a navegação mais fácil e ágil.

4 - Folder Maker:
Com esse aplicativo gratuito (disponível em http://baixaki.ig.com.br/download/Folder-Marker.htm), você "troca a roupa" do seu Windows pela do Vista, ou seja, utiliza ícones da nova versão para identificar suas pastas no XP.

5 - JetStart Free:
Programinha gratuito que acrescenta ao menu Iniciar do XP algumas funções disponíveis no Vista (tais como programas que foram utilizados recentemente e comandos de sistema). Download: http://www.kurpi.com/pt/download.asp?id=6461.

6 - LaunchBar Commander:
Aplicativo gratuito destinado a facilitar o acesso às aplicações mais utilizadas mediante a criação de atalhos.
Download em http://superdownloads.uol.com.br/download/98/launchbar-commander/.

7 - Vista Start Menu SE: Para quem gostou das inovações do menu Iniciar do Vista, este programinha gratuito (que você pode baixar em http://baixaki.ig.com.br/download/Vista-Start-Menu-SE.htm) promete o mesmo resultado, bem como permite criar atalhos para funções do Windows utilizadas com freqüência (reiniciar, alternar entre usuários e hibernar, dentre outras mais).

8- WindowBlinds: Programa que promete alterar profundamente o visual do seu Windows, remodelando o desktop com o uso de novos Skins e mudando o estilo das barras de título, botões e barra de ferramentas. Com alguma criatividade, o usuário pode até criar seu próprio skin partindo das opções já existentes no programa (que é distribuído como Shareware, ou seja, pode ser baixado e usado gratuitamente por 60 dias; findo esse prazo, você terá de desembolsar cerca de 20 dólares para fazer o registro e continuar usando a ferramenta).
Download em http://www.stardock.com/products/windowblinds/downloads.asp.

Bom proveito, abraços a todos e até amanhã.