terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Duplicate Cleaner e Spyware Terminator

Atendendo ao pedido de um visitante (anônimo), vou adiar para amanhã a continuação do assunto que vimos contemplando há alguns para abordar nesta postagem os programas Duplicate Cleaner 1.1 e Spyware Terminator 1.8.3.951.
Antes de qualquer outra coisa, vale dizer que somos todos vocacionados a armazenar toneladas de dados "desnecessários", aspecto que tende a se agravar diante do gigantismo cada vez maior dos arquivos (especialmente multimídia) e o aumento do espaço disponibilizado pelos HDs atuais. Aliás, já discutimos isso anteriormente aqui no Blog e vimos que fazer uma limpeza no disco rígido, de tempos em tempos, ajuda a manter a performance do sistema em patamares aceitáveis.
A exclusão de arquivos desnecessários pode ser feita manualmente, mas é bem mais fácil usar um programa que se proponha a localizar e remover arquivos idênticos no PC.
Com o Duplicate Cleaner, basta escolher a pasta a ser verificada para o programa fazer uma busca e exibir na tela. Para incrementar a varredura, estabeleça parâmetros como data, nome, tamanho e conteúdo, e valha-se da opção destinada a proteger a pasta do sistema operacional; ativando-a, você irá evitar problemas com seu Windows (selecione a opção de proteger a pasta arquivos de programas para que software não apagar arquivos comuns que você usa diariamente).
Os arquivos repetidos podem ser definitivamente apagados ou apenas movidos para a Lixeira - a segunda opção é mais recomendável, porque você sempre poderá restaurar alguma coisa venha a lhe fazer falta, pelo menos enquanto não esvaziar a Lixeira do sistema.
Convém ter em mente que apagar ou mover arquivos repetidos é uma questão delicada, e que a decisão final sobre o que irá ser feito fica por conta e risco do usuário (o próprio desenvolvedor do programa afirma taxativamente não assumir qualquer responsabilidade pelo uso indevido do software, bem como recomenda enfaticamente que você só exclua os arquivos se tiver certeza do que está fazendo).
Talvez você não perca grande coisa se apagar por descuido algumas fotos ou arquivos de textos sem grande relevância, mas poderá comprometer a estabilidade do sistema e dos programas se eliminar arquivos aparentemente desnecessários, mas essenciais ao funcionamento da sua máquina.
Enfim, o Duplicate Cleaner é gratuito, roda no Windows 98, ME, 2000 e XP e pode ser baixado diretamente do site do fabricante (www.digitalvolcano.co.uk). Note que existe uma porção de outros softwares similares (Crap Cleaner, Easy Cleaner e distinta companhia), embora eu os recomende com reservas para usuários iniciantes ou descuidados.

Já o Spyware Terminator é um programa similar a outros caçadores de pragas e espiões virtuais (como o Ad-Aware, Spybot S&D, apenas para citar dois outros aplicativos populares, igualmente gratuitos e fáceis de usar), mas que apresenta, como vantagem adicional, um módulo de proteção em tempo real contra spywares, adwares, keyloggers, trojans, hijacking e outros problema de malware (é sempre melhor prevenir a remediar). Os interessados podem conhecer seus requisitos e recursos no site do fabricante (http://www.spywareterminator.com/), a partir de onde poderão também fazer o download do programa. Pessoalmente, confesso que nunca o utilizei, até porque gosto muito do Windows Defender (cuja instalação exige Windows XP original), desenvolvido pela própria Microsoft.
Outra boa opção é o Spyware Doctor 4, da PC Tools (http://www.pctools.com/en/spyware-doctor/), que oferece uma versão gratuita para avaliação que eu já usei e achei bastante satisfatória (só não se arrisque com o 5.0, que ainda está em fase beta; no meu PC, deu pau).
Vale lembrar que os spywares são programinhas espiões que apresentam diferentes níveis de perigo (de inofensivos a extremamente críticos). Infelizmente, um simples antivírus (mesmo competente) e um aplicativo de firewall já não bastam para prover proteção suficiente a internautas precavidos, razão pela qual somos obrigados a entupir nossas máquinas com uma porção de ferramentas de segurança que ocupam espaço em disco, comprometem recursos do sistema e acarretam uma indesejável degradação na performance global do computador.
Espero ter ajudado. Amanhã a gente volta ao assunto anterior.
Abraços a todos e até mais.