sexta-feira, 30 de março de 2007

Limpeza é fundamental - continuação

Embora a idéia fosse encerrar este assunto na postagem de ontem, a pergunta deixada por um visitante anônimo me fez retomar o tema para dizer - ou melhor, repetir - que a frequência com que você deve fazer a faxina em questão varia conforme o uso da máquina e, principalmente, as condições do local onde o computador se encontra instalado.
Em situações de muita poeira, vale dar uma "espanada" ou "aspirada" diária, para evitar que o pó seja sugado para o interior do gabinete pela ação dos ventiladores e exaustores. O "paninho úmido" deve ser usado quinzenal ou mensalmente, conforme a necessidade, coisa que você pode avaliar mediante uma simples inspeção visual. Já a limpeza profunda (mais invasiva), que requer a abertura do gabinete, deve ser feita trimestral ou semestralmente, conforme, volto a repetir, as condições do ambiente.
Vale repetir também (ou salientar, digamos assim) que onde houver muita umidade ou, pior, salinidade no ar - como nas cidades à beira-mar - a oxidação dos componentes internos costuma se dar com maior rapidez, provocando mau contato e consequente mau funcionamento do equipamento. Nesse caso, vale desmontar tudo, peça por peça, e remover completamente os resíduos de poeira e as oxidações que se vão acumulando ao longo do tempo. Os componentes devem ser limpos com um pincel ou trincha (preferencialmente de cerdas antiestáticas) e devidamente assoprados ou aspirados.
Para limpar os contatos e conectores das placas, use somente produtos apropriados (vendidos em lojas de informática). Nunca use thinner, benzina ou outros solventes orgânicos, nem tampouco produtos abrasivos ou esponjas de aço (pior ainda, porque soltam fiapos metálicos que podem provocar curtos-circuitos).
Note que aquelas abomináveis capinhas plásticas podem até oferecer alguma proteção, mas devem ser removidas sempre que o PC estiver em uso, até poque elas costumam bloquear as entradas e saídas de ar e compometer a ventilação, podendo causar travamentos ou problemas mais graves. Nunca se limite a simplesmente "levantar" as capas que protegem o gabinete e o monitor de vídeo; remova-as totalmente e somente as recoloque depois de desligar o equipamento.
Quanto às impressoras, vamos deixar o assunto para amanhã, de maneira a não estender demasiadamente a postagem de hoje.
Para finalizar, considerando que estamos "fechando" o Mês da Mulher - eis o motivo da imagem delicada e sensual que ilustra este post - vai aqui (e no bloco ao pé da página) uma frase do escritor francês Victor Hugo: "O HOMEM É A ÁGUIA QUE VOA, A MULHER, O ROUXINOL QUE CANTA. VOAR É DOMINAR O ESPAÇO, CANTAR É CONQUISTAR A ALMA".
Bom dia a todos e até amanhã.