terça-feira, 20 de março de 2007

Falando em memória...

Se seu PC fica lento algum tempo depois de ter sido ligado, especialmente quando muitos aplicativos são abertos simultaneamente, o problema deve ser de falta de memória: quando não há memória física suficiente, o Windows apela para a memória virtual, ou seja, recorre ao disco rígido para simular RAM (swap file) e evitar aquelas incomodativas mensagens de antigamente.
Todavia, devido ao fato de o acesso ao disco ser muito mais lento que à memória RAM, o desempenho da máquina se deteriora. E, embora a memória física seja uma das principais responsáveis pela performance do computador, modelos novos em folha continuam sendo comercializados com módicos 256 MB de RAM, mesmo que o XP exija 512 MB para operar com algum fôlego - afinal, você não usa apenas o sistema operacional quando trabalha com seu PC, não é mesmo?
Enfim, se você contar com apenas 256 MB de RAM, não existe milagre: a solução é instalar mais memória. Ainda assim, sempre há a possibilidade de contornar (parcialmente) esse desconforto usando um limpador de memória como o FreeRam XP Pro.
O programinha (freeware) desfragmenta a memória, agiliza o acesso aos dados e recupera o espaço que alguns softwares mal-comportados insistem em comprometer.
Para fazer o download, visite o blog da Coleção Guia Fácil Informática (http://guifacilinformatica.blogspot.com/) e valha-se do link correspondente.
Depois de instalar o programa (evite fazer configurações adicionais; a idéia é resolver o problema, e não piorá-lo), limite-se a clicar no botão GO e observe o resultado (note ainda que o uso dessa ferramenta não é recomendável para máquinas que não disponham de, pelo menos, 128 MB de RAM).
Abraços a todos e até amanhã.