sábado, 3 de março de 2007

Hotmail e Outlook Express.

Ter um ou mais endereços eletrônicos alternativos (além do e-mail principal) é uma necessidade elementar, especialmente nos tempos atuais, em que SPAMs, SCAMs e distinta companhia comapeiam soltos.
A propósito, todo usuário do Windows é convidado a criar uma conta no Hotmail por ocasião da instalação do sistema, mas a maioria não se lembra disso ou se vale desse endereço apenas como "passaporte" para outros serviços Microsoft (notadamente o MSN Messenger), e muitos não sabem ser possível configurar essa conta no Outlook Express (tanto para envio, quanto para recebimento de e-mails). E embora a Micorosoft restrinja (oficialmente) o uso do OE à versão Plus (paga) do Hotmail, eu tenho alguns conhecidos que incluíram suas contas gratuitas sem porblemas.
Pessoalmente, prefiro acessar minhas mensagens no Hot pelas vias convencionais. Por volta da virada do século, quando ainda não uma versão paga do Hotmail, eu tive alguns probleminhas ao fazer essa experiência, e não a repeti, de maneira que não posso garantir que vá funcionar no seu caso específico. Mas, se estiver disposto a experimentar, é só fazer o seguinte:

1. Abra o Outlook Express, clique no menu, Ferramentas e Contas.
2. Na caixa de diálogo que se abre a seguir, clique no botão Adicionar e selecione E-mail.
3. Na primeira tela do Assistente, informe o nome que deverá aparecer na lista de caixas postais.
4. Em seguida, digite seu endereço de e-mail do Hot e clique em Avançar.
5. Na próxima tela, informe nos campos apropriados que o servidor de entrada é HTTP e o provedor de serviços de e-mail é o Hotmail.
6. Na etapa seguinte, insira seu endereço de e-mail do Hot e sua senha, pressione o botão Avançar, o botão Concluir e, finalmente, o botão Fechar.

O Assistente irá perguntar se você deseja importar suas mensagens do servidor do Hotmail, caso em que uma nova pasta será aberta no painel Pastas, com suas mensagens previamente armazenadas na internet.
Para enviar um e-mail usando sua conta do Hot, é só especificá-la no campo "De", na janela de composição da mensagem.
Bom final de semana a todos.