quinta-feira, 15 de março de 2007

Informatiquês e Criptografia

Quem já frequentava nosso Blog em Dezembro passado deve estar lembrado de eu ter mencionado um Dicionário de Informatiquês, que chegaria "em breve" às bancas. Pois bem, não me perguntem o motivo do atraso, mas ele (finalmente) chegou.
Entretanto, devido à dinâmica da tecnologia da informação, muitos termos novos surgiram desde então - e, obviamente, não foram levados em conta quando da elaboração do trabalho. Assim, vou dedicar alguns posts para salpicar esses neologismos, começando pelo termo "BITLOCKER".
O Bitlocker é uma técnica de criptografia baseada no AES e incorporada ao Windows Vista para proteger o HD ou as particões do disco rígido dos usuários.
O AES (Advanced Encryption Standard) é um algoritmo criptográfico que usa chaves de 128 a 256 bits e é tido como uma das técnicas de encriptação mais seguras (sendo usada inclusive pelo governo americano).
Existem três maneiras de usar o Bitlocker: duas delas exigem hardware compatível, mas a terceira requer apenas um Memory Key (chaveirinho de memória), que deve ser conectado ao computador para desbloquear o conteúdo.
Bom dia a todos e até amanhã.