quarta-feira, 30 de maio de 2007

Melhor prevenir...

A despeito da notória proliferação de pragas, golpes e embustes via Web, muita gente continua a não utilizar um antivírus (firewall, então, nem pensar), embora os especialistas afirmem que máquinas desprotegidas conectadas à Net não levam mais de uns poucos minutos para serem alvos de abordagens ou de algum tipo de praga virtual. Aliás, mesmo com um antivírus atualizado, ativo e operante - e um firewall responsável e bem configurado - você não estará 100% seguro, de maneira que convém obter uma segunda opinião sobre a saúde do seu sistema. Para tanto, é bom saber que a Symantec (fabricante do conceituado Norton Antivírus) e outras empresas especializadas em segurança virtual oferecem serviços gratuitos de varredura on-line.
Com alguns cliques do mouse e um pouco de paciência (porque a coisa pode levar de vários minutos a algumas horas, dependendo da velocidade de conexão, da disponibilidade dos servidores e do número de arquivos envolvidos no escaneamento), é possível identificar - e eventualmente neutralizar - possíveis códigos maliciosos que se tenham instalado no seu PC.
Anote aí algumas sugestões:

O Symantec Security Check (http://security.symantec.com/) é baseado na popular linha Norton. Sua simplicidade vai da interface principal, que oferece tanto a verificação de segurança como a varredura contra vírus, às estatísticas (após a conclusão, você poderá avaliar, por meio de ícones coloridos, se seu PC está sujeito a invasões, falhas de segurança e cavalos-de-tróia).
O Panda Active Scan (www.pandasoftware.com:80/activescan/pt/activescan_principal.htm) utiliza heurística para detectar malwares desconhecidos, mas a modalidade gratuita elimina apenas vírus e cavalo-de-tróia (para neutralizar spywares e prevenir outros incidentes de segurança, é preciso se valer da versão paga do serviço).
O Online Scanner, da F-Secure (http://support.f-secure.com/enu/home/ols.shtml) faz uma verificação detalhada no disco rígido, constatando (e removendo) deversas modalidades de pragas. É demorado (devido ao download e instalação do banco de dados de mais de 23 MB) mas vale a pena.

Boa sorte e até a próxima.