terça-feira, 15 de maio de 2007

Teoria da Probabilidade

O assunto foge um pouco ano nosso habitual, mas eu li esse troço na VIP de Abril e acho que vale a pena reproduzir aqui, a título de curiosidade.
O Diretor de redação da revista tece diversas considerações interessantes sobre a Teoria das Probabilidades, mas eu vou suprimir essa parte e me limitar apenas à pegadinha:
Imagine que alguém peça a você que pense num número de 1 a 9, que faça diversas oprerações aritméticas e que transforme o resultado em uma letra. Depois, que pense num país e num animal. Em seguida, a pessoa lhe diz não existirem macacos na Dinamarca! Espantoso, não é mesmo?
Talvez nem tanto, depois que você conhecer o truque:

1) Peça a alguém que pense num número de 1 a 9, que o multiplique por 9 e que reduza o resultado a um único dígito - por exemplo, se for 72, o dígito em questão será 9 (7+2=9).
2) Desse resultado, peça a seu amigo para subtrair 5 e transformar o número resultante na letra correspondente (A=1; B=2; C=3, e assim por diante).
3) Feito isso, peça à pessoa que pense num país cujo nome seja iniciado pela letra em questão, e num animal cujo nome comece com a quinta letra do nome do país.
4) Diga-lhe, então, que não existem macacos na Dinamarca.

A "pegadinha": Qualquer algarismo de 1 a 9, ao ser multiplicado por 9 e ter os dígitos somados, resultará em 9. Subtraindo-se 5, o resultado final será sempre 4 (letra D, portanto). Nessas condições, são grandes as possibilidades de a pessoa pensar na Dinamarca - e em macaco, quando você pedir um animal cujo nome comece com a quinta letra do nome do país.

Abraços a todos e até amanhã.