quinta-feira, 21 de junho de 2007

Segurança é um hábito...

... e como tal deve ser cultivado. Entretanto, sabemos que muitos internautas ainda dedicam importância menor a softwares antivírus, anti-spyware, aplicativos de firewall e outras ferramentas que tais, mesmo sabendo que não é preciso mais do que 10 ou 15 minutos na Web para um PC desprotegido ser vítima de algum tipo de abordagem, ataque ou software malicioso.
Embora já tenhamos apresentado diversas dicas de programinhas gratuitos - mas responsáveis - para proteção dos dados, alguns visitantes mais precavidos (e abonados) podem preferir utilizar softwares de varejo.
Nesse caso, dentre inúmeras opções disponíveis no mercado, os produtos da Symantec representam uma alternativa interessante (sem qualquer demérito a concorrentes de peso como a PandaSoftwares, a McAfee e outros mais), e o Norton Internet Security, atualmente na versão 2007, se destaca na preferência desse segmento de usuários.
O NIS é um pacote de segurança reconhecidamente eficiente para barrar diversas modalidades de malwares, mas que compromete expressivamente o desempenho do computador (em máquinas antigas, com pouca memória e poder de processamento, o "remédio" pode causar mais desconforto do que muitas das "doenças" que ele se destina a prevenir).
Então, se você não quer abrir mão do "renome" da Symantec nem tampouco ver sua máquina transformada numa "carroça", vale a pena conhecer o Norton 360 - mais simples de instalar e de utilizar e, ao mesmo tempo, menos ávido por consumir recursos do seu PC.
A ferramenta é pesada (são mais de 300 MB), mas nem por isso deixa o sistema lento. Ela integra antivírus, anti-spyware, anti-phishing, proteção de identidade on-line, autenticação de websites, firewall bidirecional, 2GB de armazenamento on-line seguro e trabalha silenciosamente em segundo plano, varrendo, consertando, atualizando e fazendo backups sempre que o computador não estiver sendo utilizado. Se precisar da intervenção do usuário, o programa irá pedi-la de forma discreta e simpática (sem aquela tradicional cascata de caixas de diálogo e janelinhas pop-up que irritam muita gente). Mais informações no site do fabricante (http://www.symantec.com.br/).
Boa dia a todos e até a próxima.