terça-feira, 26 de junho de 2007

Sutilezas do Disco Rígido

Você já deve ter lido ou ouvido dizer que, se particionar seu disco rígido e desfragmentá-lo regularmente, irá otimizar a performance do sistema, não é mesmo? (assunto que, aliás, já foi abordado em postagens antigas aqui no Blog, quando apresentamos dicas para otimizar o desempenho do PC, como nossos leitores habituais devem estar lembrados).
Pois bem, embora essa questão seja um tanto controversa, a maioria dos especialistas alega que o particionamento do HD não influencia diretamente a performance, mas pode resultar em outras vantagens, dentre as quais a possibilidade de se separar arquivos do sistema e de programas dos arquivos de dados, de se usar dois sistemas operacionais em dual-boot no mesmo PC ou ainda de apartar os arquivos mais utilizados daqueles que são acessados com menor freqüência - o que minimiza a fragmentação dos dados.
Falando em fragmentação, desfragmentar regularmente o HD melhora o desempenho do Windows, mas o resultado depende de diversos fatores, dentre os quais o tamanho e as características técnicas do disco, o percentual de arquivos fragmentados, a frequência com que os arquivos que são modificados ou apagados e a relação entre o espaço ocupado e o espaço livre existente na unidade.
O Windows tem o (péssimo) hábito de reutilizar cada cluster vazio que encontra, mesmo que ele esteja no meio de uma grande área ocupada ou que exista muito espaço vago disponível no final do volume. Isso faz com que os arquivos sejam divididos em várias partes e espalhados pelo disco, o que leva o sistema a fazer grandes varreduras para encontrar e remontar os dados, como num imenso quebra-cabeças.
Vale lembrar que o XP tem seu desfragmentador nativo (acessível via Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador do disco), que cumpre sua função, embora não seja exatamente um primor de eficiência. Existem diversos softwares de varejo que realizam serviços mais completos - dentre os quais o excelente Perfect Disk, da Raxco, que pode ser configurado para desfragmentar "off-line" os arquivos de boot e outros como o hibernate.sys e pagefile.sys (que só podem ser acessados antes de o Windows ser carregado).
Cumpre salientar ainda que a desfragmentação apresentará melhores resultados se levada a efeito após a limpeza do disco (exclusão de programas inúteis, arquivos temporários, atalhos desnecessários e outros que tais) e a execução do Checkdisk, para verificação e correção de possíveis erros.
Bom dia a todos e até amanhã.