quarta-feira, 25 de julho de 2007

Dicas de visitantes

Desde a criação do Blog que eu procuro incentivar a participação dos visitantes, até porque muita gente se limita a ler as postagens - alguns até o fazem todos os dias - sem deixar vestígios de sua passagem ou escrever uma linha sequer. Outros, todavia, contribuem com comentários (ainda que nem sempre atinentes ao assunto abordado na postagem do dia) e há até quem me envie e-mails com dicas, figuras e sugestões diversas.
A propósito: as dicas a seguir me foram encaminhadas por um visitante de nome Mauro (a quem eu externo meus agradecimentos) e se aplicam ao Windows XP. Vamos a elas:

1) Por padrão, o diretório Meus Documentos fica localizado em C:\Documents and Settings\usuario\Meus Documentos (nesse caminho, "usuario" é o nome do login usado no computador). No entanto, é possível colocar essa pasta em outro local. Para isso, clique sobre a pasta Meu Documentos com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Clique em Destino e, na caixa de nome Local da pasta de destino, escolha o novo diretório.

2) O diretório Meus Documentos inclui pastas que muita gente não usa (como Minhas Músicas e Minhas Figuras). Se você apagá-las, todavia, o Windows irá recriá-las automaticamente. Para eliminar definitivamente esses diretórios, vá em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /u mydocs.dll (para fazer com que as pastas apareçam novamente, digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicie o computador).

3) No XP, a configuração do idioma e do tipo de teclado não é feita através do ícone de teclado. Para fazê-la, vá ao Painel de Controle / Opções regionais e de idioma / Idiomas / Detalhes / Adicionar, escolha Português (Brasil) e Português (Brasil - ABNT2) nas opções e clique em OK.

4) Caso somente você use seu computador, o login poderá ser desabilitado. Para isso, vá em Iniciar / Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK. Na guia Usuários, desative o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (não deixe este campo em branco!). Após isso, pressione OK, vá em Iniciar / Configurações Painel de Controle / Contas de Usuário, clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário. Com isso, o Windows carregará mais rápido e não será necessário passar pela tela de login.

5) Algumas vezes, o executável explorer.exe trava, e a Barra de Tarefas pára de responder ou até desparece. Dependendo do caso, o próprio sistema executa novamente o explorer.exe e reativa suas funcionalidades, mas, quando isso não ocorre, você não precisa efetuar logoff ou reiniciar o PC. Basta pressionar Ctrl+Alt+Del em seu teclado, clicar em Arquivo / Executar nova tarefa e digitar explorer. O explorer.exe será então habilitado novamente.

6) O Visualizador da Área de Transferência não existe mais no menu Iniciar do XP, mas ainda está disponível no sistema (com o nome de Visualizador da Área de Armazenamento). Para acessá-lo, vá em em C:\Windows\System32 e crie um atalho para o programa clipbrd.exe na sua Área de Trabalho.

Bom dia a todos.