quarta-feira, 11 de julho de 2007

Soluções extremas...

A pergunta deixada pela Marinalva na postagem anterior também é pertinente e merece resposta em aberto aqui no Blog.
Antes, porém, vale lembrar a todos que a Microsoft disponibilizou ontem, terça-feira, seis correções de segurança - três críticas, duas importantes e uma moderada - envolvendo o Excel (2000, 2003 e 2007), o Windows (2000, 2003), o .NET Framework 1.0, 1.1 e 2.0, o Publisher 2007, o Windows XP Service Pack 2 e o Windows Vista. Se seu PC não está configurado para baixar e instalar automaticamente atualizações e correções, valha-se do Windows Update.
Voltando à dúvida da leitora, diz o ditado que é sempre melhor prevenir que remediar. Se seu arsenal de segurança funcionar adequadamente no modo preventivo, tanto melhor - corrigir problemas nem sempre é tarefa fácil (aliás, há casos em que o remédio pode ser pior da que a doença).
Alguns malwares (vírus, trojans, spywares etc.) podem ser muito difíceis de remover. Se a restauração do sistema não resolver o problema, tente reiniciar a máquina no modo de segurança (pressione repetidamente a tecla F8 durante o boot) e no menu que ira surgir, escolha Modo Seguro com Prompt de Comando e, em seguida, seu sistema operacional. Na linha de comando, digite "C:\Windows\system32\restore\rstrui.exe" (sem as aspas), dê Enter e torne a executar a restauração do sistema a partir daí.
Se essa providência também não funcionar, talvez seja a hora de procurar ajuda junto ao suporte técnico do fabricante do seu antivírus, ou pesquisar em sites de empresas de segurança). Vale tentar ainda o programa HijackThis (www.spywareinfo.com/~merijn/programs.php), que fornece um relatório dos compartamentos suspeitos do Windows, facilitando a identificação - e a solução - dos problemas.
Se tudo falhar, faça backup dos seus arquivos e pastas pessoais (notadamente Meus Documentos e as pastas com dados de aplicativos, localizadas no diretório com seu nome de logon dentro de C:\Documents and Settings) e proceda à formatação do HD e à reintalação do Windows a partir do zero. Embora trabalhosa e aborrecida, essa providência irá eliminar de vez as anormalidades e resgatar a performance inicial do seu sistema.
Abraços a todos e até amanhã.