segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Brecha no Java, postagens em Javanês e outras considerações

Diz a Vanda, sempre espirituosa em seus comentários, que algumas das minhas postagens lhe parecem Javanês. Reconheço que determinados assuntos são realmente complexos e, portanto, nem sempre facilmente acessíveis aos leitores iniciantes, mas isso não os torna desimportantes (nem os assuntos, nem os leitores). Aliás, é justamente para descomplicar a informática que existem "cartilhas" como as que eu comentei e recomendei no post da última quinta-feira, bem como (por que não dizer?) os livrinhos das nossas coleções - escritos em Português, não em "Informatiquês".
Brincadeiras à parte, o post de hoje se destina a informar a todos que a SUN Microsystems corrigiu recentemente uma falha descoberta pelo Google no Java Runtime Environment (também conhecido como Java Virtual Machine). Essa falha poderia permitir que uma applet assumisse o comando de um computador com o JRE instalado (em qualquer sistema operacional), razão pela qual é recomendável que os usuários façam a necessária atualização.
Antes que alguém além da Vanda me cobre o dicionário Javanês-Português (se me permitem o trocadilho entre o nome dessa linguagem de programação e o idioma falado na ilha de Java, na Indonésia), vamos detalhar melhor essa história:
O Java é uma linguagem de programação que pode ser interpretada, compilada e utilizada em múltiplas plataformas computacionais. Extremamente versátil, ela permite aos desenvolvedores gravar um software em uma plataforma e executá-lo em praticamente qualquer outra, razão pela qual os aplicativos Java estão presentes em inúmeros dispositivos com tecnologia digital - tais como relógios, telefones celulares, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, estações de pagamento de estacionamento etc.
A "Máquina Imaginária Java" é um mecanismo (geralmente implementado via software) que permite a execução de códigos em Java em qualquer plataforma. Entretanto, devido a desentendimentos e questões de ordem legal envolvendo a Microsoft e a SUN, faz alguns anos que a JVM deixou de ser embutida por padrão no Windows.
Assim, mesmo que você não pretenda desenvolver programas em Java, convém ter esse recurso disponível no seu computador, até porque ele é necessário para acessar determinados serviços on-line (como é o caso do Net-Banking; o Bradesco até oferece o download da JVM para seus clientes).
Para confirmar se você tem uma JVM instalada no seu computador, abra o Painel de Controle e localize o mini-aplicativo correspondente (procure algo semelhante à figura que ilustra esta postagem). Para atualizar sua versão do software, dê duplo clique sobre ícone e, na janelinha que irá se abrir, clicque na aba Update e no botão Update Now.
Se preferir, visite o site http://www.java.com/pt_BR/, clique no link "Verificar sua instalação do Java" e siga as instruções para atualizar o software ou instalar, se for o caso, a versão mais recente.
Desejo a todos um bom dia e uma boa semana.