quinta-feira, 16 de agosto de 2007

"Cartilhas" sobre segurança na Web

Não é de hoje que eu venho "batendo na tecla" da (in)segurança virtual - aliás, tema do meu primeiro trabalho em parceria com o Robério (abraços, compadre).
Mas se alguma coisa mudou desde então, mudou para pior: na esteira da popularização da computação pessoal e do uso da internet, as ameaças só fazem aumentar, enquanto que a preocupação dos usuários em relação a questões de segurança... Só para se ter uma idéia, recente pesquisa realizada pela revista "Consumer Reports" revela que, apenas nos últimos dois anos, o prejuízo amargado pelos internautas norte-americanos com ameaças virtuais passa de US$ 7 bilhões!
Para ajudar a conscientizar os usuários da gravidade do problema, o WCF (World Childhood Foundation, instituto criado pela Rainha Maria Sílvia, da Suécia, para promover e defender os direitos de crianças e adolescentes em situação de risco) está disponibilizando para download uma cartilha que ensina como navegar na Web com segurança. E ainda que as crianças sejam o foco precípuo dessa publicação, usuários de qualquer idade poderão se beneficiar das informações e sugestões apresentadas no trabalho, que pode ser baixado gratuitamente em
http://www.wcf.org.br/pdf/Navegar_com_Seguranca.pdf.
Nessa mesma linha - e com linguagem igualmente simples e acessível -, o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), também oferece sua cartilha - gratuita e muito interessante. Mais informações em http://cartilha.cert.br/.
Vamos acordar, minha gente!

Em tempo: Hoje tem frase nova no pé da página. Vale a pena conferir.