segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Aniversário do Blog

No último dia 09 (ontem, pra ser mais exato), nosso Blog completou um ano de existência, mas como a data caiu no domingo - e desde abril passado que eu deixei de publicar postagens nos feriados e finais de semana - resolvi deixar para fazer hoje algumas ponderações a propósito.
Inicialmente, devo dizer que seria impossível orquestrar uma comemoração em grande estilo, de modo que resta apenas agradecer a todos que honraram - e, em especial, aos que continuam honrando - este humilde e obscuro articulista com suas visitas, comentários e e-mails. E como o Blog nada mais é, em última análise, do que um diário virtual, o bolo também será virtual, embora você possa se servir dele clicando com o botão direito sobre a imagem e salvando-a no seu computador. Quanto ao champagne, por conta do espírito de interação e colaboração que sempre norteou nosso trabalho, deixo a escolha da marca a critério de cada um - no que me diz respeito, já tomei minha taça ontem, erguendo um brinde a todos os meus leitores e companheiros de jornada desses últimos doze meses.
Por falar nesses últimos doze meses, da criação do Blog até hoje foram 352 postagens sobre assuntos os mais diversos: de conceitos sobre segurança virtual (nosso carro-chefe, por assim dizer) a truques para configurar, aprimorar e utilizar melhor o Windows e seus componentes a noções básicas sobre hardware a soluções de problemas no funcionamento do computador; de dicas para escolher um PC ou notebook adequado a impressoras, telefones celulares e câmeras digitais, falamos de tudo um pouco - nem a política - por época da sucessão presidencial - nem o folclore - quando das Festas Juninas, por exemplo - ficaram sem chumbo (risos).
Para quem quiser conferir, a página inicial do site exibe os posts mais recentes, começando pelo atual, mas basta rolar a tela até o final e clicar no link "Postagens mais antigas" para acessar um novo bloco - e assim sucessivamente. Outra maneira - talvez até mais prática - consiste em clicar nos links dos meses, no campo "Arquivos do Blog" (à direita da página); basta escolher o mês desejado (ou o ano 2006) para visualizar todas as postagens publicadas no período selecionado.
E ainda que seja fácil interagir com o blogueiro, não custa lembrar que você pode deixar seus comentários - ou apenas visualizar comentários de outros visitantes, caso existam - clicando no link "Comentários" (ao final do post em questão). Na porção esquerda da próxima tela, ficam os comentários oferecidos à postagem; na porção direita, um espaço para inserir novos comentários e, logo abaixo, as opções de identificação (Google/Blogger, Outro e Anônimo - para quem já é cadastrado, para quem deseja ver seu nome publicado ou para quem não quer se identificar, respectivamente).
Todos os comentários são objeto de minha melhor atenção, e eu procuro respondê-los sempre (da melhor maneira e com a maior brevidade). Em alguns casos, a resposta segue também como comentário; em outros, especialmente se o assunto for de interesse geral, ela pode gerar uma nova postagem (uma resposta "em aberto", como eu costumo dizer).
Já para quem quer se comunicar comigo via correio eletrônico (por conta de dúvidas mais específicas ou apenas para receber respostas mais "personalizadas"), o caminho é clicar no link "Visualizar meu perfil completo" (na porção superior direita da página, ao final do campo "Quem sou eu") e, na nova página, clicar em "E-mail" (no campo "Contato"). Notem que meu endereço no Hotmail também é exibido, mas eu sugiro utilizá-lo apenas se você quiser me incluir em seus contatos do Messenger (embora acesse regularmente meus e-mails no Hot, eu respondo mais rapidamente as mensagens que me chegam pelo GMail).
Por último, mas nem por isso menos importante, colho o ensejo para dividir com todos vocês o "sucesso" desta minha despretensiosa iniciativa - que se destinava originalmente apenas a oferecer elementos para a elaboração do volume 12 da Coleção Guia Fácil Informática (Blogs & Websites), mas que, incentivado por alguns leitores fiéis do meu trabalho na mídia impressa, eu acabei levando adiante - pelo menos, até este primeiro aniversário.
Cumpre ressaltar, por oportuno, que este Blog não tem fins lucrativos nem apoio publicitário de quem quer que seja, destinando-se apenas a compartilhar com meus leitores virtuais os modestos conhecimentos que amealhei nos últimos anos, à medida em que fui desenvolvendo e publicando meus trabalhos relacionados à Tecnologia da Informação.
Se esta desvaliosa colaboração puder ser de alguma utilidade para um único leitor que seja, ou mesmo se a leitura destes meus escritos proporcionar aos visitantes a mesma satisfação que eu obtenho ao elaborá-los e publicá-los, isso já será suficiente para que eu me considere plenamente recompensado.
Abraços a todos e até amanhã.