terça-feira, 9 de outubro de 2007

Controles ActiveX

Quando navegamos na Web e clicamos em alguns links ou abrimos determinadas mensagens de e-mail, é comum nos depararmos com uma caixa de diálogo com a seguinte mensagem "as configurações atuais do Sistema não permitem que controles ActiveX sejam executados nesta página; conseqüentemente, talvez a página não seja exibida corretamente". Esse aviso é exibido por razões de segurança, até porque os controles ActiveX são códigos executáveis - e que podem ser usados, portanto, de forma mal intencionada.
Para quem ainda não sabe, o "ActiveX" é um conjunto de tecnologias que permitem o funcionamento de componentes de software num ambiente de rede (em especial na Internet, mas não apenas nela), independentemente da linguagem usada para desenvolver tais componentes. Na prática, ele é um programinha que ativa diferentes aplicativos e permite que o usuário se valha de serviços disponibilizados numa webpage, por exemplo. O Windows traz diversos controles ActiveX "nativos" - aspecto explorado pelos crackers, que se valem dessa facilidade para instalar suas pragas e/ou roubar dados confidenciais dos internautas.
Então, visando prevenir (ou minimizar) esse tipo de problema, a Microsoft implementou uma rotina que solicita a permissão do usuário sempre que um controle for executado pela primeira vez (mesmo aqueles previamente instalados)... e para resolver o "problema", basta você reconfigurar as propriedades de segurança do seu IE.
Para tanto, clique em Ferramentas, Opções da Internet e na guia Segurança. Feito isso, selecione a Zona Internet ou a Zona Sites Restritos e escolha o nível de segurança desejado.
Por padrão, o nível será "médio", mas você pode se valer do botão Nível Personalizado para alterar as opções relativas aos controles ActiveX. Para isso, em "Fazer o download de controles ActiveX não inscritos" e "Inicializar e executar scripts de controles ActiveX não marcados como seguros", marque a opção "Confirmar". Depois, clique "Aplicar" e dê "OK".
A partir daí, sempre que visualizar a mensagem dando conta de um controle ActiveX não conhecido, você terá de autorizar sua ativação (lembrando sempre que isso pode abrir as portas do seu sistema para vírus ou outros códigos maliciosos; evite, portanto, autorizar o download de controles ActiveX de origens desconhecidas - especialmente se elas aparecem quando você navega por websites pouco confiáveis, como aqueles que exibem pornografia ou oferecem programas "informais" ou "craqueados" - e mantenha seu antivírus sempre atualizado).
Bom dia a todos e até mais.