segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Desempenho - dicas...

A maioria dos usuários acha que sua máquina já foi mais eficiente - ou que poderia ser mais eficiente -, mas bastam alguns procedimentos relativamente simples para você melhorar sensivelmente a performance do PC. Confira:

1 - Faxina:
O desempenho da CPU e demais componentes internos do PC pode ser prejudicado pelo excesso de calor. Mantenha as aletas de ventilação e do exaustor da fonte de alimentação desobstruidas. De tempos em tempos, aspire a poeira acumulada no interior do gabinete (principalmente nas ventoinhas e dissipadores de calor).

2 - Otimize o HD:
A Restauração de Sistema costuma ocupar centenas de megabytes para armazenar pontos que raramente são utilizados. Clique com o botão direito em Meu Computador, escolha Propriedades, abra a guia de Restauração do Sistema e arraste o controle deslizante para algo entre 3% e 5%. Reinicie o computador para validar a reconfiguração.
Em seguida, torne a abir Meu computador, dê um clique direito na sua unidade de sistema e pressione o botão Limpeza de Disco. Marque as caixas de verificação desejadas (ou todas elas) e dê OK.
Feito isso, repita a operação, clique na aba Mais Opções e, no campo Restauração do Sistema, clique no botão Limpar e confirme. Depois, clique na aba Ferramentas e, no campo Verificação de erros, clique no botão Verificar agora. Marque ambas as caixas de verificação, clique em Iniciar e, ao ser solicitado a tanto, reinicie o computador.
Depois que o chkdsk for executado e o Windows tiver reiniciado, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema e execute o desfragmentador de disco (para que esse utilitário possa rodar, você deve dispor de pelo menos 15% de espaço livre no disco).

3 - Acelere a inicialização:
Evite que programas desnecessários peguem carona na inicialização do Windows (porque eles retardam o boot e ocupam espaço precioso na memória do sistema). Use o MS Config (ferramenta nativa do próprio sistema, que já abordamos aqui no Blog) ou baixe e instale o freeware Startup Control Panel (disponível em http://www.mlin.net/StartupCPL.shtml). Depois, clique em Iniciar > Painel de Controle > Startup, navegue pelas guias, desmarque os programas indesejados e reinicie o computador.

Bom dia a todos e até amanhã.