quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Google Textos e Planilhas

Ainda que os aplicativos MS Word e MS Excel (componentes do pacote Office, da Microsoft) sejam muito populares e amplamente utilizados, o Google Docs & SpreadSheets (Google Textos e Planilhas) traz algumas vantagens. Primeiro, porque o serviço é on-line (baseado no padrão Web 2.0), gratuito e não requer instalação, podendo ser acessado a partir de qualquer computador conectado à internet; segundo, porque o usuário pode transformá-lo numa ferramenta de colaboração, ou seja, compartilhar os arquivos com outros usuários, sendo que cada um deles poderá editá-los a qualquer momento e em qualquer lugar.
Eficiente, seguro e amigável, o Google Textos e Planilhas vem se tornando bastante popular também em escritórios, na elaboração de relatórios individuais ou coletivos, além de ser uma ótima ferramenta para controle de gastos pessoais e gerenciamento do orçamento doméstico.
O serviço pode ser acessado em http://docs.google.com/, desde que o interessado possua uma conta no Google (se você ainda não tem a sua, poderá criá-la no próprio endereço do Google Textos e Planilhas).
No volume 16 da Coleção Guia Fácil Informática, meu parceiro Robério abordou alguns dos principais serviços do Google. Não deixe de adquirir seu exemplar.
Bom dia a todos e até amanhã.