quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Mais sobrevida para o XP

Já ponderamos aqui no Blog sobre a conveniência de esperar mais um pouco para abandonar de vez o velho e confiável XP, até porque um upgrade rumo ao Vista requer uma contrapartida de hardware para a qual muita gente não está preparada.
A novidade é que computadores com o XP pré-instalado de fábrica continuarão sendo vendidos até 30 de junho de 2008 - a idéia original era encerrar as vendas em 31 de janeiro, mas como o Vista ainda não decolou, os OEMs e varejistas pediram à Microsoft uma ampliação do tempo de disponibilidade do XP. Além disso, já se fala na Web sobre um possível SP3 (pacote abrangente de correções e aprimoramentos para o XP), com disponibilização prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.
A edição XP Starter Edition - voltada a mercados emergentes como o Brasil - teve o prazo de vendas estendido até 30 de junho de 2010; em mídia, o sistema poderá continuar nas prateleiras por mais tempo ainda, à critério dos lojistas.
As versões do Windows costumam ficar quarto anos no mercado, mas do lançamento do XP, em 25/10/01, até a chegada do Vista, em 31/01/07, passaram-se mais de cinco anos. Mesmo assim, parecem ser muitas as empresas e consumidores finais que compartilham da nossa opinião, ou seja, que preferem aguardar o primeiro pacote de atualizações do Vista – o Service Pack 1, a ser lançado no primeiro trimestre do ano que vem – para só então pensar em fazer a migração.
Bom dia a todos e até amanhã.