sexta-feira, 23 de novembro de 2007

CompuApps Swissknife, Driver Magician Lite e Advanced WindowsCare

Em lugar da tradicional piadinha de sexta-feira, vou aproveitar a postagem de hoje para responder às perguntas deixadas por um visitante anônimo no post de anteontem (até porque a resposta ficaria grande demais para ser postada como um simples comentário, sem falar que o assunto pode interessar também a outros visitantes).

O CompuApps SwissKnife é um aplicativo gratuito (freeware) para gerenciamento do HD que se propõe não só a criar, modificar e apagar partições, mas também a formatar o disco mais rapidamente do que as ferramentas nativas dos sistemas operacionais (como o "format.exe", do Windows). Pessoalmente, nunca utilizei essa ferramenta (quanto o assunto é particionamento, costumo sugerir o renomado Partition Magic, que tem a desvantagem de ser um programa pago), de maneira que não posso emitir uma opinião abalizada sobre seu funcionamento e praticidade de uso.
Os interessados podem conhecer melhor o Swissknife - e fazer o download, se for o caso - diretamente na webpage do fabricante (http://www.compuapps.com/download/Swissknife/swissknife.htm). Vale lembrar que o Baixaki também disponibiliza esse programa (em http://baixaki.ig.com.br/download/CompuApps-SwissKnife.htm), além de oferecer uma adaptação (traduzida) das informações existentes no site original.


O Driver Magician Lite (http://www.drivermagician.com/Lite.htm), igualmente gratuito, serve para identificar os componentes de hardware do computador, extrair os drivers respectivos e fazer um backup num local à escolha do usuário. Trata-se de uma excelente sugestão (eu não conhecia esse programa) que pode ser muito útil por ocasião de uma eventual reinstalação do sistema operacional, especialmente para quem não sabe onde foram parar os disquetes e/ou CDs de drivers que vieram junto com a máquina e/ou com seus componentes (vale lembrar que sempre é possível pesquisar e baixar os drivers pela Internet, mas isso leva bem mais tempo e dá bem mais trabalho). O software também é oferecido pelo Baixaki (http://baixaki.ig.com.br/download/Driver-Magician-Lite.htm), com um resumo (em português) das informações de praxe.

Já o Advanced Windows Care garante resolver facilmente (e gratuitamente) problemas de velocidade, congelamento e travamento do Windows. Seu sistema de reparo inteligente e de última geração promete tornar o PC mais rápido, estável e eficiente (mais informações e download em http://www.iobit.com/advancedwindowscareper.html ou em http://baixaki.ig.com.br/download/Advanced-WindowsCare.htm, a gosto do freguês).

A propósito, uma ferramenta de manutenção que eu considero "imbatível" é o System Mechanic, da Iolo - a desvantagem é que o software é pago, embora possa ser testado gratuitamente por 30 dias, tempo mais que suficiente para você "dar uma geral" no seu PC. Outros programinhas - leves e gratuitos, mas igualmente muito bons - que eu uso e recomendo para eliminação de atalhos quebrados, arquivos desnecessários e correções no Registro do Windows são o CCleaner e o Easy Cleaner, que podem ser obtidos nos sites dos fabricantes (http://www.ccleaner.com/ e http://personal.inet.fi/business/toniarts/ecleane.htm, respectivamente) ou descarregados do Baixaki ou do Superdownloads, como você preferir.

Bom final de semana a todos.