quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Dicas de manutenção preventiva

A pedido de um visitante (vide comentário no post anterior), vou repassar algumas dicas para você manter em dia a saúde de seu computador:

Comece clicando em Iniciar > Painel de controle e abrindo o mini-aplicativo Adicionar ou Remover Programas. Examine a lista e veja se existem softwares que você instalou e não usou - ou não usa mais. Remova-os e reinicie o computador. Depois, exclua manualmente eventuais sobras do(s) programa(s) eliminados(s) - como a pasta que costuma sobrar em Arquivos de Programas, por exemplo.
Feito isso, abra o Windows Explorer, localize e apague todos os arquivos inúteis ou dispensáveis (documentos de texto, fotos, vídeos etc.). Em Meu Computador, dê um clique direito sobre o ícone da sua unidade de sistema e escolha Propriedades; na aba Geral, clique em Limpeza de disco e em Mais opções, para apagar também todos os pontos de restauração do sistema (por padrão, o ponto mais recente será mantido).
Faça uma checagem on-line do seu sistema com o Windows Live OneCare. Sirva-se do link respectivo (na coluna à direita da tela do Blog) ou acesse o serviço digitando a URL http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm na caixa de endereços do seu navegador. Escolha Verificação Completa, aceite o contrato de licença, autorize a descarga dos controles ActiveX e aguarde (pacientemente) até que todo o seu sistema seja analisado. Ao final, autorize a correção dos problemas encontrados (não se preocupe em criar um ponto de restauração; o serviço irá fazer isso automaticamente).
Depois de reiniciar o computador, rode o Windows Update (ou o Microsoft Update, que abrange também os programas do MS Office) e instale todas as atualizações/correções críticas e de segurança. Quanto às opcionais, seja seletivo.
Atualize seu antivírus, anti-spyware (aliás, é recomendável atualizar esses programas diariamente) e demais softwares que possam ter novas versões ou correções disponíveis (no caso de programas que não ofereçam atalho de menu para atualizações, visite os websites dos respectivos fabricantes).
Se você tem suítes como o Norton System Works (da Symantec), System Mechanic (da Iolo) ou Advanced WindowsCare (da IObit, cuja versão freeware pode baixada em http://www.iobit.com/advancedwindowscareper.htm) ou mesmo programinhas como o CCleaner e o Easy Cleaner (disponíveis, respectivamente, em http://www.ccleaner.com/ e http://personal.inet.fi/business/toniarts/ecleane.htm), rode-os para identificar e remover atalhos quebrados, arquivos desnecessários, duplicados (tome cuidado) e temporários, bem como para solucionar problemas no Registro do Windows.
Clique em Iniciar > Executar, digite "msconfig" (sem as aspas), clique na a aba Inicializar e veja se é possível evitar que programas desnecessários sejam carregados durante a inicialização do sistema (o iTunes e o Acrobat Reader são bons exemplos, mas convém tomar cuidado para não desmarcar por engano o antivírus ou o firewall). Reinicie o PC para que a reconfiguração surta efeito e lembre-se de que isso poderá ser revertido a qualquer tempo, bastando que você sega os mesmos passos e torne a marcar o programa para ser iniciado junto com o Windows).
Abra o Gerenciador de Tarefas (via Barra de Tarefas ou teclando a combinação de teclas Ctrl+Alt+Del), clique na aba Processos e veja o que pode ser desativado ou configurado para inicialização manual (tome cuidado com essas reconfigurações). Clique também em Opções da Internet (no menu Ferramentas do Internet Explorer) e, na guia Programas, convoque o Gerenciador de Complementos para visualizar os complementos habilitados (utilize os campos Configurações e Excluir ActiveX para fazer os ajustes desejados; depois, navegue por algum tempo para ver se não ocorre qualquer problema).
Faça varreduras completas com seu Antivirus e Anti-spyware (uma de cada vez); baixe, instale e rode o Panda Anti-Rootkit (disponível em http://baixaki.ig.com.br/download/Panda-Anti-Rootkit.htm). Convém checar a saúde do sistema com serviços on-line como o Panda NanoScan (http://www.nanoscan.com/) ou o TotalScan (http://www.nanoscan.com/as/v1/principal.aspx).
Finalmente, rode o chkdsk para corrigir eventuais erros (em Meu Computador, dê um clique direito no ícone da sua unidade de sistema, selecione Propriedades, clique na guia Ferramentas e comande a Verificação de Erros - marque as duas opções oferecidas, clique no botão Verificar agora e em Sim, para que o PC seja reiniciado e a verificação seja levada a efeito antes que o Windows seja carregado ) e desfragmente seu HD, caso essa providência não tenha sido comandada automaticamente, quando da verficação do sistema pelo Windows Live OneCare).

É isso aí. Bom dia a todos.