quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Compactação de arquivos

Um item indispensável em qualquer PC é o compactador de arquivos. Por conta disso, seguem três sugestões de utilitários dessa categoria - o primeiro é freeware (gratuito), enquanto que os outros dois, ainda que distribuídos como shareware, continuam funcionando mesmo depois do período de demonstração:

O IZArc 3.81 tem interface em português e suporta mais de 30 formatos de compactação (ZIP, RAR, ACE, 7-Zip, GZ etc.). Ele pode ser configurado para trabalhar em conjunto com seu antivírus para checar automaticamente os arquivos descarregados (mais informações e download em http://www.izarc.org/download.html).

O WinRAR 3.71 descompacta arquivos bem mais velozmente do que a maioria dos programas concorrentes, e suporta, além do seu formato padrão de arquivos (RAR), outros padrões como ZIP, ARJ e ACE, e ainda abre imagens de CDs do tipo ISO (mais informações e download em http://www.rarlab.com/download.htm).

O WinZip 11.1 é um "clássico", e continua sendo um dos mais completos descompactadores disponíveis no mercado. A nova versão (11) suporta formatos populares, como RAR e BZ2, além de exibir miniaturas de imagens compactadas e escolher automaticamente o tipo de compressão que ofereça o melhor resultado (mais informações e download em http://www.winzip.com/downwz.htm).

Um abraço a todos.