quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Erro na página...

Dizem que o Diabo detesta concorrência, e que aquele povinho especialmente perverso que chega ao inferno é imediatamente transferido para o quadro de funcionários da Microsoft e lotado no departamento de criação de mensagens de erro.
Brincadeiras à parte, mensagens de erro são incomodativas e preocupantes, mas podem oferecer elementos para você identificar e resolver diversos problemas - desde que consiga interpretá-las, evidentemente, já que algumas são tão obscuras quanto os vaticínios de um oráculo e acabam confundindo mais do que elucidando.
Passando ao que interessa, é comum a gente navegar por determinados sites e ver, na extremidade esquerda da Barra de Status do Internet Explorer, a informação "Concluído, mas contém erros na página” (eis aí um bom exemplo de mensagem que, por não oferecer maiores explicações nem qualquer indicação de como corrigir ou evitar o erro, mais atrapalha do que ajuda).
Antes de prosseguir, vale lembrar que a "Barra de Status" fica na base da janela do IE e, como o próprio nome sugere, fornece informações sobre a situação e o andamento da navegação (caso você não a esteja visualizando, clique no menu "Exibir” - ou dê um clique direito num ponto vazio da Barra de Ferramentas - e marque a opção correspondente). No IE7, ela registra também o percentual de “zoom” da página e permite modificá-lo através do pequeno ícone em forma de lente de aumento, em sua extremidade direita. Mas uma de suas maiores vantagens é mostrar os verdadeiros URLs dos links (atalhos) das páginas, quando você pousa o ponteiro do mouse sobre eles (para enganar os internautas, muitos cybercriminosos criam links aparentemente legítimos, mas que remetem a páginas repletas de códigos nocivos).
Voltando agora à mensagem de erro em questão, se ela não for transitória - ou seja, simplesmente desaparecer quando você atualizar a página ou tornar a carregá-la - tudo indica que o desenvolvedor do site "pisou na bola" ao criar elementos usando o JavaScript (linguagem de programação cuja principal finalidade consiste em permitir a interação dos internauta com o site). Mesmo assim, a página costuma ser carregada e navegável, ainda que de forma limitada (algumas ilustrações são substituídas por retângulos, certos formulários não funcionam ou uma ou outra animação não se movimenta).
Via de regra, de nada adianta tentar solucionar o problema reconfigurando o IE (até porque o erro é da página, não do navegador). A única medida eficaz seria entrar em contato com o desenvolvedor do site e relatar o problema, mas isso é uma coisa que quase ninguém se dá ao trabalho de fazer - afinal, quem pariu Mateus que o embale.
Até mais ler.