quinta-feira, 20 de março de 2008

Títulos dos ícones no desktop e o Coelho da Páscoa

Por padrão, o XP exibe apenas o ícone da Lixeira na área de trabalho, mas muitos os usuários têm o hábito de "entupir" suas telas com uma porção de outros elementos, o que resulta num visual "poluído" e degrada a performance do sistema (embora não haja nada de errado em manter alguns atalhos no desktop ou salvar ali os arquivos de instalação de programas, convém deletá-los ou remanejá-los assim que possível).
O Windows oferece um Assistente para automatizar essa tarefa - e que pode também ser convocado a qualquer momento, bastando dar um clique direito num ponto vazio da tela, escolher a opção Organizar Ícones e, no menu supenso, clicar em Executar Assistente para limpeza da área de trabalho (note que esse Assistente só gerencia atalhos; a remoção de ícones de programas ou de arquivos salvos na área de trabalho deve ser feita manualmente, mas isso já é outra história).
Interessa dizer que, se mantivermos duas ou mais colunas de ícones no desktop, os rótulos (caixas de texto) podem não apresentar os nomes completos, mesmo quando afastamos manualmente os ícones uns dos outros, porque a largura dos rótulos depende da largura do espaçamento horizontal padrão entre os ícones. Então, para resolver o "problema", tente o seguinte:

1. Dê um clique direito num ponto vazio da Área de Trabalho e clique em Propriedades.
2. Clique na aba Aparência e no botão Avançada.
3. Selecione a opção Espaçamento de Ícone (Horizontal) e aumente o valor - eu uso 62.
4. Confirme (dê OK duas vezes), torne a clicar com o botão direito no Desktop, selecione Organizar Ícones e escolha uma ordem (isso fará com que os ícones sejam reorganizados com base no novo aspecto).

Em tempo: A Páscoa é associada a imagem de um coelho devido à notável capacidade de reprodução desses simpáticos animaizinhos. Como a Páscoa representa a ressurreição, o renascimento, nada melhor do que um coelhinho para simbolizar a fertilidade!
Feliz Páscoa a todos, e um bom outono (que começa hoje).