terça-feira, 29 de abril de 2008

Salvando e-mails fora do Outlook Express

O OE é um cliente de e-mail que, dentre outros recursos, permite criar pastas personalizadas para facilitar a organização das mensagens. Todavia, muita gente não sabe que os e-mails também podem ser copiados para a Área de Trabalho (basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a mensagem desejada e, com o botão esquerdo pressionado, arrastá-la para fora da janela do OE e soltar no Desktop). Isso é útil, por exemplo, se você cismar com uma mensagem: uma vez copiada para o Desktop, ela poderá ser varrida pelo antivírus (é só dar um clique direito sobre o ícone do envelopinho e, no menu de contexto, escolher a opção correspondente), mas serve também para criar backups dos seus e-mails - isoladamente ou em grupo. Para tanto, use o botão esquerdo do mouse combinado com a tecla <Shift> ou <Ctrl> para selecionar múltiplas mensagens (contíguas ou alternadas, conforme o caso), e guardá-las fora do OE. Depois, arraste-as para o Desktop e copie-as (ou mova-as) dali para a pasta desejada.
Aliás, o mesmo resultado pode ser obtido seguindo os passos sugeridos pela Ana Paula, por e-mail, que eu prometi reproduzir aqui no Blog. Confira:

1. Dê um clique direito num ponto vazio da Área de Trabalho e escolha Novo > Pasta.
2. Renomeie a nova pasta com um nome que faça sentido para você.
3. Abra o OE e selecione todas as mensagens desejadas (isoladamente ou em bloco, procedendo conforme já foi explicado).
4. Clique sobre qualquer uma das mensagens selecionadas com o botão direito do mouse e, na janela que se abrir, escolha a opção Encaminhar como anexo.
5. No novo e-mail (com todas as mensagens selecionadas em anexo), clique em Arquivo > Salvar anexos e use o botão Procurar (na nova janela) para navegar até a pasta que você criou para armazenar as mensagens.
5- Clique em OK, depois em Salvar e novamente em OK.

Fica a critério de cada um apagar ou não as mensagens originais da caixa de entrada ou de outra pasta qualquer do OE (vale lembrar que armazenar uma quantidade exagerada de e-mails pode acabar degradando a performance do aplicativo).
Abraços a todos e até mais ler.