terça-feira, 22 de abril de 2008

Uma mão na roda...

O motor de busca do Blogger é uma mão na roda quando você deseja pesquisar um determinado assunto ou reler uma postagem que sabe que foi publicada, mas não se lembra quando. Basta inserir a palavra-chave no campo respectivo (no canto superior esquerdo da página) e clicar em "Pesquisar Blog" - ou pressionar <Enter>, tanto faz.
Entretanto, tão importante quanto escolher o termo adequado é grafá-lo corretamente, porque o programa reconhece acentos gráficos e diferencia "virus" de "vírus", por exemplo. Demais disso, ele retorna um certo número de postagens; se você rolar a tela até o final (sirva-se do atalho <Ctrl+F> para facilitar) e não encontrar o que deseja, clique em "Postagens mais antigas" (à direita, no pé da página) e prossiga na busca. Talvez isso pareça um tanto trabalhoso, mas é bem mais simples do que rever manualmente os 500 posts publicados até esta data.
Faço esta observação porque vira-e-mexe eu recebo e-mails pedindo sugestões e informações, notadamente sobre utilitários de segurança e de manutenção que já foram abordados aqui no site (acho saudável me corresponder com os leitores, mas, convenhamos, dúvidas como essas poderiam ser facilmente sanadas se os interessados usassem o campo "Pesquisar Blog").
Antes que alguém pergunte, basta acessar meu perfil completo (clicando no link "Visualizar meu perfil completo", na primeira coluna à direita) e clicar em Email no campo "Contato" da página que se abrir, para que o Outlook Express - ou outro cliente que o você porventura utilize - abra uma nova mensagem com meu endereço no GMail. Aliás, o campo "Contato" exibe também meu endereço no Hotmail, para o caso de alguém querer me adicionar no Messenger (talvez seja difícil me encontrar on-line, mas eu retorno todos os recadinhos off-line que recebo por lá).
Findas estas considerações, transcrevo abaixo a introdução da postagem que pretendia publicar hoje:

Bom seria se nossos computadores fossem imunes a pragas virtuais, bugs de programas, degradação de performance e outros desconfortos - muitos deles causados pelo lixo que se acumula no sistema durante o uso normal da máquina. E ainda que a maioria dos problemas de software possam ser resolvidos com uma reinstalação completa do Windows, essa solução radical deve ser reservada para situações extremas, até porque diversos programinhas estão aí para ajudá-lo a manter seu PC "rodando redondo".

Fica como aperitivo. O prato principal vem amanhã.
Bom apetite.