quarta-feira, 30 de abril de 2008

VirusTotal

Vamos supor que você receba um e-mail com um anexo suspeito, mas a curiosidade o impeça de apagá-lo sem mais aquela. Precavido, você arrasta o anexo para o Desktop e clica sobre ele com o botão direito, para varrê-lo com seu antivírus e anti-spyware (é claro que você tem essas ferramentas instaladas em seu computador, e que elas estão devidamente atualizadas e bem configuradas).
Se, a despeito do "nada consta" de seus softwares de segurança, você continuar cismado - e curioso -, o melhor é obter uma segunda opinião sobre o anexo suspeito, coisa que pode ser feita facilmente em http://www.virustotal.com/pt/, onde um serviço gratuito permite checar (com mais de 30 soluções diferentes) se um arquivo está infectado.
E no caso de situações como essa ocorrerem com freqüência no seu dia a dia, saiba que a Hispasec (criadora do serviço em questão) disponibiliza o VirusTotal Uploader, que permite enviar arquivos para teste simplesmente clicando sobre eles com o botão direito do mouse - da mesma forma como se faz para varrê-los com o antivírus residente. O download desse programinha pode ser feito em www.virustotal.com/metodos.html.
Um bom "feriadão" a todos e até segunda.