quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fôlego (parte 3)

Cumpridas as etapas sugeridas nas postagens anteriores, corrija possíveis erros com o CheckDisk do XP, que atua de forma semelhante ao ScanDisc das versões anteriores do Windows (para conhecer mais detalhes sobre essa ferramenta, clique em http://support.microsoft.com/kb/315265). Ao final, desfragmente os dados com Defrag - ou com outro desfragmentader de sua preferência (como o freeware AusLogics Disk Defrag ou os sharewares Perfect Disk 7.0 e O&O Defrag, por exemplo).
Se seu Windows demora muito para carregar, talvez existam programas demais "pegando carona" com ele (uma área de notificação coalhada de ícones é um indício claro desse problema). Em vista disso, convém reorganizar a inicialização do sistema, e para não perder tempo alterando individualmente a configuração de cada programa, clique em Iniciar > Executar, escreva "msconfig" (sem as aspas), pressione <Enter> e selecione a aba Inicializar.
Cada item da lista corresponde a um aplicativo ou a um processo configurado para ser executado automaticamente na inicialização do sistema; quanto maior for a lista, mais demorado será o boot. Itens relacionados à impressora, ao software de gravação de CD/DVD, ao Adobe Reader e a seu Media Player, por exemplo, podem ser desmarcados - quando você precisar deles, poderá convocá-los via menu Todos os Programas. Como sua lista certamente irá exibir alguns nomes desconhecidos, faça uma pesquisa no Google e descubra a que programas eles se referem, evitando assim desmarcar algum elemento essencial (como seu antivírus, anti-spyware ou firewall, por exemplo).
Vale lembrar que as caixas de verificação correspondentes aos itens desmarcados continuarão figurando na lista, de modo que você poderá reverter facilmente qualquer alteração mal-sucedida.

DICA: Instale o programa gratuito Autoruns, da Sysinternals (mais detalhes e link para download na postagens de 3 de janeiro último). Para distinguir os programas úteis dos inúteis, consulte a ferramenta de busca do próprio Autoruns ou acesse http://www.sysinfo.org/startuplist.php e confira a lista de itens comuns do menu de inicialização e suas respectivas classificações (convém afiar seu inglês).

Para verificar o que mais seu Windows carrega "nas costas" - e desabilitar a inicialização automática do que lhe parecer dispensável - clique em Iniciar > Executar, digite "services.msc" (sem as aspas) e dê Ok. Na tela que irá se abrir, você poderá revisar (e modificar) as configurações. Se só você utiliza seu PC (e ele não faz parte de uma rede), os seguintes serviços podem ser desativados:

AlertaAgendador de Tarefas
Alocador Remote Procedure Call
Localizador de computadores
Troca rápida de usuário
Acesso a dispositivo de interface humana
Serviço de Indexação (baixa a performance do HD)
Mensageiro
Logon de Rede (desnecessário se seu computador não está em rede)
Netmeeting Remote Desktop Sharing
Registro Remoto
Serviço de Descoberta SSDP
Auxiliar NetBios TCP/IPTelnet
Universal Plug and Play Device Host
Upload Manager
Configuração zero sem fio
Estação de trabalho

Observação: Cada caso é um caso, de modo que convém se inteirar das funções de cada item antes de fazer qualquer alteração. Embora o processo seja facilmente reversível, seguro morreu de velho: crie um ponto de restauração do sistema antes de proceder às modificações.

Amanhã a gente conclui.
Postar um comentário