quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ressuscitando o PC

Já falamos diversas vezes sobre a fragilidade do HD e a maneira adequada de se desligar o computador, mas a verdade é que ninguém está livre de esbarrar acidentalmente no botão de power do estabilizador ou ser pego de surpresa por um apagão, por exemplo. Nessas circunstâncias, o jeito é rezar para que nada de grave aconteça, mas há casos em que os danos podem ir bem além da simples perda dos trabalhos.
Suponhamos que você religue sua máquina depois de um problema dessa natureza e se depare com a fatídica tela azul e mensagem de erro tipo "STOP 0x000000ED UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME", dando conta de que os arquivos do sistema foram corrompidos. Nessa hora, dispor de um disco de resgate (como o do Norton System Works, por exemplo) faz toda a diferença, mas, na falta dele, você pode reiniciar a máquina pela unidade de CD-ROM com a mídia de instalação do próprio XP e pressionar a tecla R (para selecionar a opção de reparo).
Em seguida, entre com sua senha de administrador, execute o chkdsk com o parâmetro "/r" (para localizar setores danificados e tentar recuperar os dados) e torne a executá-lo em seguida com o parâmetro "/p" (para verificar o estado da mídia).
Feito isso, execute o comando "fixboot" para corrigir problemas na tabela de partição e, ao final, digite "exit" para encerrar o programa e reiniciar o computador.
No caso de você não ter nem o CD de instalação do Windows, o jeito será remanejar o HD problemático para outra máquina (como slave, caso ele seja padrão IDE/ATA) e executar o chkdsk. Se a ferramenta não for iniciada automaticamente durante o boot, espere o Windows carregar, clique com o botão direito sobre a unidade em questão, escolha Propriedades, selecione a aba Ferramentas e a opção Correção de erros. Marque ambas as caixinhas de verificação, clique em Iniciar e siga as instruções na tela.
Boa sorte.