segunda-feira, 14 de julho de 2008

De volta ao Mouse

Complementando o que foi dito sobre o mouse no post da última quinta-feira - e pegando um "gancho" no comentário do Leonardo -, muita gente não sabe que é possível fazer diversas configurações e personalizações no uso do rato. Dentre outras coisas, você pode alterar a função dos botões, ajustar a velocidade do clique duplo, alterar a aparência do ponteiro, melhorar sua visibilidade ou mesmo ocultá-lo quando estiver digitando.
Para explorar essas e outras possibilidades, clique em Iniciar > Painel de controle e dê duplo clicque em Mouse.
Para ajustar a velocidade do ponteiro do mouse, clique guia Opções do ponteiro e, em Movimento, arraste o controle deslizante (o ajuste da velocidade do ponteiro determina se o ponteiro responderá rápida ou lentamente aos movimentos do mouse). Marque a caixa de seleção Aprimorar precisão do ponteiro para fornecer controle preciso do ponteiro em distâncias curtas sem perder a capacidade de movimentação rápida pela tela - desmarque a caixa de seleção, caso deseje desativar esse recurso.
Para que o ponteiro aponte para botões padrão (como OK ou Aplicar) em caixas de diálogo, selecione Mover automaticamente o ponteiro para o botão padrão em uma caixa de diálogo em Apontar para o botão padrão.
Se quiser inverter a função dos botões, clique na guia Botões e, em Configuração dos botões, marque a caixa de seleção Alternar entre botões primários e secundários para que o botão direito do mouse seja o botão principal. Desmarque a caixa de seleção, se desejar fazer logon usando o botão principal (note que, ao alterar os botões do mouse com o botão esquerdo, você precisará usar o botão direito para alterá-los novamente).
Caso seu objetivo seja alterar a aparência do ponteiro, clique na guia Ponteiros. Se desejar alterar todos os ponteiros de uma vez, selecione um novo esquema em Esquema (um esquema de ponteiros é qualquer combinação de ponteiros usada na área de trabalho; você pode personalizar quantos ponteiros desejar e salvá-los como um novo esquema clicando em Salvar como em Esquema); para alterar um único ponteiro, selecione-o na lista Personalizar, clique em Procurar e dê duplo clique no nome do novo ponteiro que deseja usar para a tarefa
Para melhorar a visibilidade, clique na guia Opções do ponteiro e, em Visibilidade, marque a caixa de seleção Exibir rastro do ponteiro - o rastro facilita a visualização do ponteiro quando você move o mouse (note que você pode ajustar a extensão do rastro do ponteiro movendo o controle deslizante abaixo da caixa de seleção).

Observação: As opções de visibilidade são especialmente úteis se você estiver usando um monitor LCD. Se quiser tornar o ponteiro invisível enquanto estiver digitando, marque a caixa de seleção Ocultar ponteiro ao digitar - o cursor desaparecerá enquanto você estiver digitando, mas tornará a aparecer quando você mover o mouse.

E como existem softwares para praticamente qualquer coisa, programas que permitem ensinar novos truques ao ratinho não são exceções. Dentre várias opções disponíveis, eu sugiro o KatMouse (http://ehiti.de/katmouse/) e o Pitaschio (http://pitaschio.ara3.net). Aliás, além de ativar diferentes funções para o mouse, o Pitaschio permite também costumizar outras ações e ferramentas do Windows, tais como modificar a Barra de Tarefas ou desabilitar teclas como Insert e Caps Lock).

Tenham todos uma excelente semana.