sexta-feira, 25 de julho de 2008

Microondas, celular e humor de sexta-feira

Em fornos de microondas, a comida é aquecida devido à irradiação de ondas eletromagnéticas (com freqüência de 2450 MHz) que atuam sobre as partículas de água dos alimentos, mas não fazem vibrar as moléculas do vidro ou plástico dos recipientes - eles permanecem relativamente frios, embora possam aquecer por condução.
Como as microondas provocam efeitos nocivos em nosso organismo (devido à alta porcentagem de água do corpo humano), mesmo considerando a blindagem do aparelho e o mecanismo que impede a abertura da porta durante o funcionamento do aparelho, convém verificar regularmente se ele não está "vazando". Para tanto, desligue o cabo de força da tomada (por segurança), coloque seu telefone celular (ligado) no interior do forno, feche a porta e faça uma chamada. Se o telefone tocar, troque o forno.

Observação: celulares operam mediante transmissão/recepção de ondas eletromagnéticas; se o isolamento do forno não bloquear o sinal e impedir a entrada da chamada, certamente permitirá vazamento de radiação durante a utilização do eletrodoméstico.

Nunca aqueça ou cozinhe alimentos em embalagens ou potes hermeticamente fechados, bem como evite usar recipientes metálicos, embalagens de papel laminado ou mesmo pratos e copos decorados - os "enfeites" podem conter partículas metálicas que provocarão faiscamentos no interior do forno.
Evite também aquecer água nesses aparelhos, porque a temperatura do líquido pode superar 100 C e existe o risco do líquido "explodir" (ou seja, entrar em intensa ebulição ao ser mexido ou chacoalhado) e provocar queimaduras no usuário incauto.
***
Passemos agora à nossa tradicional piadinha de sexta-feira:

Um canguru entra num bar, na Austrália, e pede um úisque. O barman, atônito, serve-lhe a bebida. Ao final, o canguru pergunta:
- Quanto é?
- 25 dólares.
O canguru paga e já vai saindo, quando o barman lhe diz:
- Desculpe, mas... eu já estou aqui há uns vinte anos e nunca vi um canguru entrar e pedir um uísque.
- Pudera - responde o bicho -, com esse preço...

Bom f.d.s. a todos.