quarta-feira, 30 de julho de 2008

"Seguro" anti-spam

Os spammers utilizam diversas técnicas para obter endereços de e-mail, uma das quais consiste em vasculhar as webpages com o auxílio de programas robôs (use o campo Pesquisar Blog para saber mais detalhes sobre esse assunto). Assim, se você tiver uma homepage e colocar nela seu endereço eletrônico, estará "entregando o ouro pro bandido".
Para dificultar a vida desses chatos, uma boa idéia é mascarar seu e-mail, codificando-o através de software específicos ou de serviços oferecidos em alguns sites - como é o caso do Online Email Protector, por exemplo.
Veja como:

1 - Acesse o site www.iconico.com/emailProtector/ e digite seu endereço eletrônico no campo Email Address.
2 - Clique num dos dois campos - Protected Link ou Protected Javascript link - para que seu endereço seja exibido com o uso de caracteres especiais.
3 - Recorte e cole o texto onde você iria inserir seu endereço de e-mail (em seu blog, por exemplo), e ele aparecerá normalmente para os visitantes, mas os robôs não conseguirão copiá-lo.

Existem diversos programas anti-spam disponíveis no mercado. Alguns deles comparam o endereço do remetente das mensagens com uma lista de spammers conhecidos, outros procuram palavras chaves, no campo assunto, que são características de spams (tais como "ofertas", "grátis", "sex" e por aí vai...); outros, ainda, apagam as mensagens no servidor do provedor ou copiam as que consideram suspeitas para uma caixa postal diferente, a partir da qual você pode fazer uma triagem antes de deletá-las.
Em www.webattack.com/freeware/comm/fwspam.shtml existe um vasto leque de opções desses aplicativos, tanto pagos quanto gratuitos. Vale a pena conferir.

Abraços e até mais ler.