terça-feira, 5 de agosto de 2008

"Nome" do computador

Na tela das Propriedades do sistema, é possível visualizar um quadro com algumas informações sobre o Windows, usuário e recursos do computador (para acessar essa tela, dê um clique direito em Meu Computador, selecione Propriedades e clique na aba Geral).
Entretanto, num PC comprado pronto (com SO pré-instalado), o campo intermediário desse quadro deverá trazer o nome do fabricante (ou da loja que o integrou - ou mesmo do proprietário anterior, no caso de uma máquina de segunda-mão) e por conta disso sempre há quem acabe reinstalando o sistema para modificar essas informações. Todavia, isso não é necessário.
Ainda na tela das Propriedades do sistema, clique na aba Nome do Computador e veja que é possível introduzir uma descrição personalizada e modificar o "nome do computador" e do "grupo de trabalho" (via botão Alterar).
Já o nome do usuário... bem, aí a Microsoft não facilitou as coisas, mas você pode modificá-lo mediante uma pequena incursão pelo Registro do Windows (não sem antes providenciar um backup do registro ou criar um ponto de restauração do sistema). Tomadas tais precauções:

1. Clique em Iniciar > Executar (ou use o atalho Win+R), digite “regedit” (sem as aspas) e clique em OK.
2. Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows NT/CurrentVersion.
3. Dê duplo clique sobre RegisteredOwner (ou dê um clique direito sobre ele e escolha a opção Modificar) e faça a alteração desejada.
4. Feche o Editor de Registro e reinicie o computador.

Um bom dia a todos.