segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Problemas e soluções

PC instável, claudicante, que trava ou reinicia sozinho é máquina de fabricar louco. Por conta disso, nosso Blog oferece uma porção de postagens que contemplam problemas e soluções de hardware e de software, bem como recomendações preventivo/corretivas destinadas a auxiliar os leitores.
Mas é preciso ter em mente que cada caso é um caso, e situações personalíssimas demandam análises criteriosas e, preferencialmente, "in loco". Digo isso porque recebo freqüentemente e-mails buscando soluções para problemas os mais variados, e ainda que me esforce para atender todo mundo, vidência e bola de cristal são recursos que transcendem minhas humildes possibilidades.
Como se costuma dizer, a Informática não é uma ciência exata, mas "exotérica". Um mesmo problema pode apontar para diversas causas prováveis - tanto no âmbito do hardware quanto do software, quando não da combinação de ambos os segmentos -, e o diagnóstico fica ainda mais difícil quando as informações são escassas ou imprecisas (por exemplo, a máquina "não liga" é uma coisa; o Windows "não carrega" é outra, e bem diferente).
Seja como for, vamos relembrar algumas rotinas elementares, mas eficientes:

- Se você ligar o computador e ele não der sinal de vida, escute seu sistema (o ruído característico das ventoinhas já será suficiente para você descartar falta de energia). Se a tela permanecer escura, verifique se os cabos (lógico e de energia) do monitor estão devidamente conectados, e se os controles de brilho e/ou contraste não foram desajustados por descuido (situação comum em monitores CRT, quando se passa um pano para tirar o pó). Experimente ligar seu monitor em outro computador (caso ele funcione, o problema deve estar na placa de vídeo ou na placa-mãe de seu PC).

-Se a tela apresentar informações, mas o boot empacar, analise as eventuais mensagens de erro e ouça os "bipes" emitidos pelo BIOS (consulte o manual de seu equipamento e reveja outras postagens valendo-se do campo Pesquisar Blog, no canto superior esquerdo da página).

- Descartados quaisquer problemas de hardware, sobra o software como provável culpado pela não incialização do sistema. Nesse caso, a maioria dos usuários - e muitos técnicos, para evitar perda de tempo - recorrem ao "tratamento de choque", ou seja, reformatam o HD e reinstalam o sistema. Entretanto, vale tentar antes reiniciar o computador no modo de segurança (o que se faz geralmente pressionando a tecla F8 durante o boot ou seguindo as instruções específicas que aparecem em sua tela e/ou contam do manual de seu PC ou placa-mãe). No Menu de Opções Avançadas do XP, selecione "Última Configuração Válida" e tecle <Enter>. Se não funcionar, escolha a opção "Modo de Segurança com Prompt de Comando", faça login como administrador, digite "windows\system32\restore\rstrui.exe" (sem as aspas) na linha de comando e tecle <Enter>. Feito isso, siga as instruções nas telas para a fim de restaurar o sistema para uma configuração anterior que funcione normalmente.

- Já quando o Windows carrega, mas se comporta de modo estranho ou errático, baixe e instale as atualizações críticas e de segurança mais recentes para sua versão (clique em Iniciar > Todos os Programas > Windows Update e siga as instruções nas telas). Feito isso, certifique-se de que seu antivírus e antispyware estejam atualizados e faça uma varredura completa (pode ser preciso desabilitar a restauração do sistema e reiniciar a máquina no modo seguro, conforme já foi explicado em outras postagens). Se nenhum malware for encontrado, obtenha uma segunda opinião através de um scanner on-line (como os oferecidos no sites da Kaspersky, McAfee, Panda, Symantec, TrendMicro e diversos outros fabricantes de programas antivírus).

- Se nada disso resolver, clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauração do Sistema e tente restaurar seu Windows para uma data em que tudo estava normal (digite "restauração do sistema" no campo Pesquisar Blog para mais informações).

Observações:

1 - Quando alguma anomalia surge logo após a instalação de um novo programa ou dispositivo de hardware, é provável que ele seja o vilão da história (desinstale o aplicativo ou desabilite o novo componente, conforme o caso, e use o computador por algum tempo para avaliar o resultado).

2 - A Microsoft oferece diversas informações e sugestões para solução de problemas do Windows; recomendo especialmente a leitura dos artigos disponíveis em http://support.microsoft.com/default.aspx/kb/307545 e www.microsoft.com/brasil/technet/Colunas/LucianodeLima/RecoveryConsole.mspx

Boa semana a todos.

P.S. - Só pra lembrar: comentários serão bem-vindos.