quinta-feira, 14 de agosto de 2008

RadarSync

Nossos leitores já sabem que (e por que) manter o computador atualizado é uma medida de extrema importância. Mas não basta descarregar e instalar novas definições de vírus e spywares e rodar o Windows Update regularmente; é preciso também atualizar todos os aplicativos "não-Microsoft" instalados no computador - e abrir cada um deles para localizar a opção respectiva ("Check for updates", ou coisa parecida) é coisa que dá trabalho.
Por conta disso, já abordamos aqui o Secunia Software Inspector - serviço on-line que identifica programas desatualizados, da Microsoft ou de terceiros, e sugere as devidas correções. Mas eu resolvi voltar ao assunto para sugerir um freeware residente que permite manter atualizados também os drivers dos dispositivos do computador (drivers, ou controladores, são programinhas de baixo nível que atuam como elementos de ligação entre o SO e o hardware).
Você pode conhecer melhor o RadarSync - e fazer o download - no site do fabricante (http://www.radarsync.com/). Depois que instalar a ferramenta, basta um clique para disparar a análise do sistema e obter uma lista de softwares ultrapassados e componentes do PC cujos drivers não estão atualizados (é possível fazer o download de todos os itens ou escolher apenas alguns deles, mas a atualização deve ser feita individualmente).
Vale salientar que as sugestões apresentadas pelo RadarSync devem ser vistas apenas como referência - é possível que você seja aconselhado a atualizar um programa cuja versão seja mais recente do que a sugerida (isso geralmente ocorre com aplicativos que foram "remendados", ou seja, que não foram totalmente removidos e reinstalados em suas novas versões).
Note ainda que a atualização de drivers é um assunto delicado. Embora ela se destine a resolver problemas, os ganhos nem sempre são evidentes ou expressivos. Em vista disso, convém manter a configuração padrão do RadarSync, que remete à criação de um ponto de restauração do sistema quando se dá o comando para instalar o update (assim fica mais fácil retornar às condições anteriores, caso ocorra algum incidente indesejável durante o processo).

Tenham todos um bom dia.