segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Hoaxes

Você certamente já recebeu um e-mail dando conta de um novo vírus totalmente destrutivo, capaz de infectar seu computador enquanto a mensagem estiver sendo lida, e blá-blá-blá. Pois bem, isso nada mais é do que um "hoax" (boato, em inglês), ou seja, uma mentira que serve apenas para espalhar pânico entre os internautas.
Todavia, como seus criadores costumam citar fontes confiáveis - geralmente alguma grande empresa da área de informática, como a IBM, a Microsoft ou a Symantec, por exemplo -, os hoaxes adquirem credibilidade, e muita gente os acaba repassando (na maior boa-fé) para toda sua lista de contatos, colaborando para que a coisa se alastre em progressão geométrica, da mesma forma que as famigeradas correntes da sorte e lendas urbanas.
Assim, caso você receba e-mails dessa natureza, resista à tentação de enviá-los para seus amigos e conhecidos sem antes pesquisar a veracidade dos alertas: em sites como www.datafellows.com/news/hoax/ e http://hoaxbusters.ciac.org/ você encontra um vasto banco de dados de hoaxes conhecidos.
***
Mudando agora de pato pra ganso, a Microsoft deve apertar o cerco contra a pirataria do Windows XP. Não é boato, não: na esteira da engenharia aplicada no SP1 do Vista, novas medidas (previstas para vigorar a partir deste mês) farão com que o XP "Gapitão Gancho" passe a exibir diariamente uma tela preta no lugar da área de trabalho, uma hora depois da inicialização. Segundo a Microsoft, o usuário não perderá dados - mas se tiver uma foto como plano de fundo, por exemplo, ela será substituída por uma tela preta, uma marca d´água e uma notificação sobre a originalidade do sistema. Além disso, será iniciada uma contagem regressiva solicitando uma chave de ativação em 30 dias (findo esse prazo, o usuário receberá mensagens diárias de que a cópia possui um número de série repetido em relação aos armazenados como originais nos servidores da empresa). Barbas de molho, minha gente.
Um bom mês a todos.