terça-feira, 23 de setembro de 2008

Imagens no Outlook Express

Você certamente já recebeu mensagens com um "X" em vermelho no lugar onde deveria aparecer uma imagem, não é mesmo?
Pois bem, sabemos que anexos de e-mail costumam ser um dos meios de transporte preferidos por vírus e outras pragas virtuais, e é por isso que alguns serviços de Webmail (e a maioria dos programas clientes) bloqueiam o acesso a "arquivos potencialmente perigosos". Entretanto, essa filtragem não é infalível, e a ocorrência de falsos positivos costuma ser bastante comum, fazendo com que arquivos legítimos sejam indevidamente barrados.
Então, para contornar esse inconveniente ao enviar fotos para seus contatos, muitos internautas costumam inserí-las no corpo de texto, ao invés de simplesmente anexá-las às mensagens. Todavia, se o Outlook Express não estiver corretamente configurado, o destinatário irá receber um link no lugar da imagem, e acabará visualizando apenas a tal caixa com o "X" em vermelho.
Para ajustar essas configurações:

1 - Abra o Outlook Express.
2 - Clique em Ferramentas > Opções.
3 - Clique aba Envio e no botão Configurações HTML, logo abaixo de Formato para envio das mensagens.
4 - Marque a opção Enviar imagens com as mensagens.
5 - Clique em OK.
6 - Torne a clicar em OK.
7 - Envie esse roteiro para seus contatos, se necessário.

Note que o link funciona quando a imagem que você pretende enviar reside na Web (uma foto publicada em algum site, por exemplo), mas não quando aponta para um arquivo armazenado em seu próprio disco rígido - nesse caso, embora você possa visualizá-la em sua máquina, ela não será exibida no computador do destinatário.
Note também que seu cliente de e-mail pode bloquear imagens inseridas nas mensagens que você recebe (especialmente de propaganda, por questões de segurança) e substituí-las pelo "X" em vermelho. Nesse caso, você normalmente é informado do fato e instruído a clicar na caixa de diálogo, para autorizar a exibição das imagens.
Por último - mas não menos importante -, vale lembrar que você pode salvar figuras embutidas nos e-mails procedendo da mesma maneira como faz com imagens de uma página web, ou seja, clicando sobre elas com o botão direito, escolhendo a opção "Salvar imagem como...", definindo o local e o formato desejados e clicando em "Salvar".
Tenham todos um bom dia.